Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Carlos Cioce Sampaio é o novo professor visitante do IEA

Carlos Cioce Sampaio é o novo professor visitante do IEA

por Beatriz Herminio - publicado 16/09/2022 15:40 - última modificação 19/09/2022 10:57

Durante dois anos, Sampaio irá desenvolver projeto sobre o impacto ecossocioeconômico da pós-graduação em ciências ambientais à cidade sustentável

Carlos Alberto Cioce Sampaio - novo prof visitanteCarlos Alberto Cioce Sampaio, pesquisador colaborador do Centro de Síntese USP Cidades Globais, é o novo professor visitante do IEA. Durante dois anos, ele irá desenvolver o projeto de pesquisa "Impacto ecossocioeconômico da pós-graduação em ciências ambientais à cidade sustentável", conforme proposta aprovada pelo Conselho Deliberativo no dia 22 de junho e pelo reitor da USP Carlos Gilberto Carlotti Junior em setembro.

Para mensurar o ensino de pós-graduação enquanto promotor do desenvolvimento, o projeto propõe reunir um conjunto de iniciativas de pesquisadores brasileiros. Das áreas de ciências ambientais e planejamento urbano e regional, as pesquisas devem estudar a contribuição da pós-graduação a partir da incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Segundo o pesquisador, desenvolvimento pode ser entendido como o "bem viver no território", que pressupõe a promoção da Qualidade de Vida (QV) das pessoas a partir de três macro dimensões que devem estar interconectadas: ecológica, social e econômica – formando a ecossocioeconomia. Com a maior parte da população vivendo nas cidades, o modo de vida urbano atual apresenta grande influência em relação às mudanças climáticas e seu impacto na vida no planeta, sendo a busca por tornar a cidade sustentável um dos modos de enfrentamento do problema.

Perfil

Administrador pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Sampaio é mestre e doutor em planejamento e gestão organizacional para o desenvolvimento sustentável pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem pós-doutorado em Ecossocioeconomia pela Universidade Austral do Chile, Cooperativismo Corporativo pela Universidade de Mondragon, na Espanha, e Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos.

Atualmente, lidera dois grupos de trabalho (GT) nacionais sobre o tema, o GT Impacto Social e o GT Destaque Territorial, que reúnem pesquisadores de diversas instituições. Professor dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Desenvolvimento Regional, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Ciências Ambientais, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), e Governança e Sustentabilidade, do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE), Sampaio também coordena o Núcleo de Ecossocioeconomia (NEcos) da UFPR e em parceria o Núcleo de Políticas Públicas (NPP) da FURB.

Na Capes, foi coordenador da Área de Ciências Ambientais e membro do Conselho Técnico Superior (CTC) ampliado de 2016 a 2018. É vice-presidente da Fundación Manfred Max-Neef, do Chile.