Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Novo vice-diretor é o zoólogo Carlos Roberto Ferreira Brandão

Novo vice-diretor é o zoólogo Carlos Roberto Ferreira Brandão

por Mauro Bellesa - publicado 07/01/2014 09:00 - última modificação 24/01/2014 20:03

Zoólogo foi escolhido pelo reitor no final de dezembro a partir de listra tríplice elaborada pelo Conselho Deliberativo do Instituto.
Carlos Roberto Ferreira Brandão
O zoólogo Carlos Roberto Ferreira Brandão

Carlos Roberto Ferreira Brandão, professor titular do Museu de Zoologia (MZ) da USP, é o novo vice-diretor do IEA-USP. Ele foi escolhido pelo reitor João Grandino Rodas no final de dezembro a partir de lista tríplice da qual constavam também os nomes dos professores Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina, e Luiz Nunes de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos.

Brandão é doutor em zoologia pelo Instituto de Biociências da USP, onde também fez o mestrado e a graduação. Tornou-se livre docente em 1995. É professor titular do MZ desde 1999, sendo o curador da coleção de insetos Hymenoptera (ordem que inclui abelhas, vespas e formigas) da instituição. Foi diretor do MZ (2001-2005), onde é professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Zoologia. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

O zoólogo integrou o Comitê Executivo do International Council of Museums (Icom) (2010-2013) e presidiu o Comitê Brasileiro do organismo (2006-2010). Foi presidente do Comitê Organizador da Conferência Internacional do Icom Rio de Janeiro 2013 e organizador do Icom South-South Museums Dialogue, também em 2013. É pesquisador associado do American Museum of Natural History. Integra comitês editoriais de revistas no país e no exterior e conselhos de entidades culturais, além do Conselho de Relações Internacionais da USP e a Câmara Setorial de Museus da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Foto: UFSCar