Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Carolina Escobar trata da importância da regularidade dos ritmos biológicos para a saúde

por Mauro Bellesa - publicado 24/04/2015 11:25 - última modificação 12/02/2016 11:51

A fisiologista Carolina Escobar, da Universidad Nacional Autónoma de México, falou dos fatores que alteram os ritmos biológicos.
Carolina Escobar
A fisiologista Carolina Escobar,
da Universidad Nacional Autónoma de México

Para a fisiologista Carolina Escobar, da Universidad Nacional Autônoma de México (Unam), o tempo está inserido no ser humano, é intrínseco à vida.

No início de sua conferência na Intercontinental Academia, no dia 21, ela contestou a observação feita pelo físico Eliezer Rabinovici na conferência que este fez no dia 20, quando disse que a reação dos homens pré-históricos ao pôr-do-sol era o pânico. Carolina disse que a evolução biológica dotou os seres vivos de um relógio interno que permite uma antecipação às situações: "Quando o sol se põe, os animais estão preparados para isso e sabem como devem se portar, inclusive para se proteger de predadores".

De acordo com Carolina, observar a passagem do tempo não explica a vida, pois o corpo muda constantemente no decorrer da flecha do tempo (progressividade do tempo em direção ao futuro), estando exposto à mudança durante os ciclos diários, as fases da Lua e a translação da Terra em torno do Sol, com diferenças entre o período diurno e o noturno, na temperatura, na umidade, nos ventos e em outras variáveis.

Ela exemplificou com as mudanças de plantas e animais em cada estação do ano. Citou a variação de peso de pássaros em função das necessidades de migração, capacidade de encontrar alimento, reprodução etc. "Se os animais não tivessem o tempo dentro de si, não sobreviveriam."

Segundo a expositora, os habitantes das altas latitudes (zonas temperadas e polares), que estão suscetíveis a mudanças marcantes entre as estações, apresentam maior incidência da "depressão de inverno" que os habitantes das zonas tropicais. "Os seres humanos não migram e pagam um preço por isso." Segundo ela, experimentos com maior exposição dessas pessoas à luz demonstraram a diminuição da depressão.

Relacionado

INTERCONTINENTAL