Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Série de eventos resgata a memória dos direitos humanos em São Paulo

Série de eventos resgata a memória dos direitos humanos em São Paulo

por Rafael Borsanelli - publicado 29/10/2014 14:15 - última modificação 12/08/2015 09:43

A Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA, realiza do dia 3 a 7 de novembro uma série de encontros sobre a luta pelos direitos humanos na capital paulista.

Cartografia dos Direitos Humanos em São Paulo - Logomarca VerticalDo dia 3 a 7 de novembro, a Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, sediada no IEA, realiza três encontros vinculados ao projeto "Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo". Trata-se do fechamento de um conjunto de atividades acadêmico-culturais desenvolvidas ao longo do ano com o objetivo de resgatar a memória da luta pelos direitos humanos na capital paulista e de estimular a sociedade a refletir sobre o assunto.

Relacionado

Vídeos

Fotos

No dia 4, às 20 horas, no Centro Maria Antonia da USP, acontece o lançamento da plataforma Cartografia dos Direitos Humanos, ferramenta digital que mapeia marcos geográficos da cidade de São Paulo associados à trajetória de reivindicações e conquistas dos direitos humanos. Os pontos escolhidos simbolizam a atuação de movimentos sociais e momentos históricos relacionados ao combate à discriminação racial, por sexo e gênero; à democratização do acesso à Justiça; à garantia à liberdade de expressão; à mobilização pelos direitos do trabalhador, entre outras lutas.

Além de demarcar esses locais de valor simbólico, a plataforma sugere roteiros de visitações por tema e região e reúne, para cada um dos lugares cartografados, textos, imagens e depoimentos de jornalistas, militantes e ativistas que testemunharam ou fizeram parte dessa trajetória em prol dos direitos humanos. No evento, haverá ainda a abertura da Mostra Fotográfica e Literária, que exibirá obras produzidas em workshops e oficinas artísticas promovidas pelo projeto.

Participam do lançamento da plataforma digital Martin Grossmann, diretor do IEA; Moacyr Novaes, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária da USP; Pedro Barbosa Pereira Neto, procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF); Rossana Rocha Reis, membro do conselho Cátedra Unesco, professora da FFLCH e coordenadora geral do projeto; e Sergio Adorno, coordenador da Cátedra Unesco e diretor da FFLCH.

As atividades terão continuidade com seis mesas-redondas sobre Memória, Arte e Educação em Direitos Humanos, que acontecem nos dias 6 e 7 de novembro, das 10h às 18h30, na Sala de Eventos do IEA. Nos debates, especialistas das áreas de literatura, cinema, artes plásticas e museus vão discutir o potencial educativo da expressão artística no âmbito dos direitos humanos (confira a programação).

Paralelamente ao lançamento da plataforma digital e às mesas-redondas, a Cátedra Unesco realiza o Workshop Internacional de Arte-Memória, de 3 a 5 de novembro, no Centro Universitário Maria Antônia da USP. Os expositores serão os artistas Horst Hoheisel e Andreas Knitz, conhecidos pelas obras conjuntas sobre a memória do holocausto, vítimas de regimes militares e perseguição a minorias políticas e étnicas. As inscrições para o workshop já foram encerradas.

PROJETO

Idealizado por Rossana Rocha Reis e proposto pela Cátedra Unesco, em parceria com o Centro Universitário Maria Antônia USP, o projeto "Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo" visa a recuperar a história da luta pelos direitos em São Paulo e despertar o interesse da sociedade pelo tema por meio de debates, workshops, oficinas e atividades artísticas.

O projeto foi contemplado no edital de Difusão e Intercâmbio Cultural e Científico 2013 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e conta com o apoio do Ministério Público Federal e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


Lançamento Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo
4 de novembro, às 20 horas
Centro Universitário Maria Antonia da USP, rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, mediante inscrição (pelo e-mail mlcalaz@usp.br)
Informações: com Rafael Borsanelli, telefone (11) 3091-1666, e-mail rborsanelli@usp.br
Transmissão ao vivo pela web
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/cartografia-lancamento

Mesas-redondas Memória, Arte e Educação em Direitos Humanos
6 e 7 de novembro, das 10 horas às 18h30
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem inscrição prévia
Informações: com Rafael Borsanelli. telefone (11) 3091-1666, e-mail rborsanelli@usp.br
Transmissão ao vivo pela web
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/cartografia-mesas-redondas