Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica e Undime assinam acordo de cooperação técnica

por Fernanda Rezende - publicado 23/08/2022 09:00 - última modificação 23/08/2022 09:12

Termo foi firmado no dia 17 de agosto, durante o 9º Fórum Nacional Extraordinário de Dirigentes Municipais de Educação.

por Daniel Terra, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) oficializaram parceria de cooperação técnica durante o 9º Fórum Nacional Extraordinário de Dirigentes Municipais de Educação, realizado de 16 a 19 de agosto em Brasília. Segundo Naomar de Almeida Filho, titular da Cátedra, o objetivo do termo é estabelecer uma cooperação mútua entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e a Undime para a realização de eventos e projetos de interesse comum às duas instituições, por meio da cátedra.

A parceria reforça a missão da cátedra de promover a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Além disso, possibilita a divulgação mais efetiva e com maior alcance dos eventos oferecidos pela cátedra. “A Undime representa as Secretarias de Educação de mais de 5 mil municípios brasileiros, o que dará um escopo nacional ao nosso trabalho”, conclui Naomar.

Essa parceria expressa uma aproximação que vem acontecendo há dois anos, com o apoio na divulgação dos eventos e a participação de Luiz Miguel no Conselho Consultivo da cátedra desde o segundo semestre de 2020. Mais recentemente, as duas instituições realizaram a Escola de Inverno, transmitida pelo YouTube da cátedra. A ideia é que anualmente seja realizada a Escola Livre de Inverno.

Negociado com o apoio do Itaú Social, o termo foi assinado pelo diretor do IEA Guilherme Ary Plonski e pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia.