Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica recebe novos pós-docs

Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica recebe novos pós-docs

por Nelson Niero Neto - publicado 14/09/2021 11:54 - última modificação 14/09/2021 11:54

Chamada pública foi concluída no início deste mês; 47 projetos de pesquisa foram acolhidos

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica concluiu sua chamada pública de pesquisadores de pós-doutorado e recepcionou os aprovados no dia 2 de setembro, em reunião com o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, e a vice-diretora Roseli de Deus Lopes, que também coordena a cátedra.

A chamada, lançada no 1º semestre, recebeu mais de 80 propostas de pesquisa. Após diferentes etapas de seleção, que incluíram análises de pareceristas externos, os integrantes da cátedra acolheram 47 projetos.

Ao recepcionar os aprovados, o coordenador acadêmico da cátedra, Luís Carlos de Menezes, reforçou a qualidade da nova equipe, destacando os diferentes saberes e formações entre os candidatos. “É uma somatória, considerando o que cada um fará para contribuir com o avanço da educação básica brasileira”, disse.

Plonski disse que a recepção o lembrou do professor Alfredo Bosi, homenageado com a atribuição de seu nome à cátedra. “Tenho certeza que ele adoraria participar desta reunião, como um grande entusiasta da educação brasileira que era”, comentou.

Para a professora Bernardete Gatti, participante do Conselho Consultivo da cátedra, integrar novas pessoas significa abrir espaço para novos pensamentos e para ações concretas que possam valorizar a educação. "Nós, acadêmicos, corremos o risco de nos deleitar com os nossos conhecimentos. Mas o conhecimento não pode ter um sentido de deleitamento. Ele tem que ter um sentido para a vida”, afirmou.

Além de desenvolver os projetos de pesquisa propostos na chamada, os 47 pesquisadores vão apoiar os trabalhos e as atividades da cátedra em geral, participando de debates e eventos.

Com colaboração de Daniel Terra