Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Olavo Setubal e Pró-Reitoria de Pós-Graduação oferecem disciplina sobre vínculos entre arte e ciência

por Mauro Bellesa - publicado 17/06/2019 12:40 - última modificação 06/09/2019 15:41

Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e Pró-Reitoria de Pós-Graduação oferecem disciplina sobre inter-relações arte e ciência.

Câmara escura - Leonardo da Vinci - Codex Atlanticus
Esboço para câmera escura feito por Leonardo da Vinci, um dos ''artistas-cientistas'' discutidos no curso

Apresentar a pós-graduandos de todas as unidades USP e a outros públicos uma visão holística do papel da arte e da ciência e, consequentemente, da cultura no Brasil e no mundo atual é o objetivo da disciplina "Relações de Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral", que será ser oferecida no segundo semestre de 2019 pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação em associação com a Cátedra Olavo de Arte, Cultura e Ciência (pareceria entre o IEA e o Itaú Cultural). A matrícula vai até dia 19 de julho. Para se inscrever é preciso acessar o sistema Janus.

O programa do curso foi formulado pelos dois titulares da cátedra em 2019: o crítico, curador e historiador de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, professora da Unifesp. A intenção de ambos é promover uma discussão profunda sobre as inter-relações arte e ciência ao longo dos tempos, perpassando por aspectos como proeminência cultural de um país sobre outro, questões de gênero, de estilos e formatos.

A realização do curso é uma homenagem ao professor titular, crítico e historiador de literatura brasileira Alfredo Bosi, membro da Academia Brasileira de Letras e ex-diretor do IEA, onde atua como editor da revista "Estudos Avançados" desde 1989.

Ao longo das 19 aulas [veja programa abaixo] entre os meses de agosto e dezembro (sempre às quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h), o curso terá a participação de vários expositores e debatedores que representam a fronteira do conhecimento nos temas propostos e são lideranças em suas áreas de atuação.

Entre os temas a serem discutidos estão: o papel da arte, da cultura e da ciência na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; a produção de artistas concretos e neoconcretos brasileiros; as relações entre conhecimentos em dois "artistas-cientistas" (Leonardo da Vinci e Cildo Meireles); as conexões entre arte e física, psicanálise, tecnologia e outras áreas; e abordagens das ciências sociais sobre questões que marcam a cultura brasileira.

Do total de 130 vagas, 70 são destinadas a alunos de pós-graduação da USP de qualquer área de conhecimento, 10 a alunos do curso Arte: Crítica e Curadoria da PUC-SP, 10 a funcionários do Itaú Cultural e 40 a interessados em geral (com acesso por ordem de chegada).

Os pós-graduando da USP deverão se inscrever pelo Sistema Janus. A disciplina equivale a quatro créditos (referentes a aulas práticas, seminários e outras atividades). Os participantes atuarão em projetos e atividades de curadoria durante o semestre. A avaliação terá por base o percentual de frequência dos estudantes.

Além de Herkenhoff e Helena, também são responsáveis pela disciplina os professores Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra e professor da Escola de Comunicações e Artes, e Paulo Saldiva, diretor do IEA e professor da Faculdade de Medicina.

Endereços

• Conselho Universitário USP — Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, São Paulo
  • Sala da Congregação FEA — Avenida Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo
  • Auditório do IEA — Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo