Cátedra contribui com proposta de educação que será apresentada a candidatos a prefeito
[Texto de Marília Rocha - Assessoria de Comunicação da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira]
Com objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas em educação, o Instituto Ribeirão 2030, uma sociedade voluntária que reúne 28 organizações de Ribeirão Preto, finalizou seu novo documento com propostas que podem ser implementadas pela próxima gestão municipal eleita neste ano. Entre outras referências, o material conta com as recomendações que a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, ofereceu ao município, graças ao projeto de análise de dados que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O documento pode dar suporte para os debates e desenho de planos de governo de cada candidato, e é um desdobramento do Plano de Cidade 2030, que já havia sido apresentado nas últimas eleições municipais. Segundo os organizadores, para a eleição de 2024 os membros e mantenedores do Instituto elegeram a pauta da educação como a mais importante, pois apenas a partir da oferta de ensino com qualidade que Ribeirão Preto poderá vencer os demais desafios sociais. O novo documento, lançado agora, atualiza conhecimentos do plano de 2020 e aprofunda no detalhamento das questões em educação.
“Os resultados da rede municipal estão muito aquém do potencial de uma cidade com o perfil de Ribeirão Preto. Por isso, nós fizemos um estudo da arte para entender o que diversos pesquisadores estavam identificando neste tema da educação, que vai ocupar a agenda do Instituto com prioridade”, afirmou a conselheira e consultora do plano, Adriana Silva. “O grupo que trabalhou neste projeto realizou leituras de todos os estudos produzidos pela Cátedra, e levamos em consideração as contribuições trazidas pelos pesquisadores, buscando reverberar a produção intelectual.”
Na proposta, há referência ao diagnóstico que a equipe da Cátedra apresentou para a Secretaria Municipal de Educação a partir dos dados dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, indicando fragilidades e possibilidades para o desenho de políticas educacionais. O documento reproduz, também, as recomendações apresentadas após este levantamento, como a necessidade de assegurar redução na desigualdade entre as escolas da rede, de melhorar a aprendizagem em Matemática (a partir de formações continuadas específicas aos professores deste componente), além de profissionalizar a gestão escolar, estruturar na Secretaria uma equipe de técnicos em leitura de dados educacionais e garantir mais visibilidade às ações para melhorar o desempenho escolar na rede.
“O IEA-RP possui importante parceria com o Instituto 2030, especialmente fornecendo evidências resultantes do trabalho da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, para a proposição de pautas para a educação do município. Nesse sentido, o documento lançado constitui exemplo desta colaboração e cumpre com uma das metas de nossa gestão, que é a de fortalecer ainda mais o diálogo qualificado do IEA com a sociedade civil ribeirão-pretana em áreas estratégicas para o desenvolvimento local”, afirma a coordenadora do IEA-RP, Carla Ventura.
De acordo com os organizadores do material, o objetivo das propostas não é responsabilizar ou constranger gestores, inclusive porque “a melhora ou piora dos indicadores ocorre por razões multifatoriais, que na maioria das vezes extrapolam mandatos únicos”. O entendimento é de que o poder público precisa sempre fazer a gestão da cidade em parceria com as organizações que se consolidam como espaços de participação social. “A partir dessa premissa que o Ribeirão 2030 vem, desde sua fundação, atuando como um centro de debate (...) e se habilitando como um núcleo defensor de políticas colaborativas apresentadas para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Ribeirão Preto”.
Além de refletir as perspectivas de diversos estudos, pesquisas e análises de especialistas, o plano traz também um amplo mapeamento sobre a rede municipal de ensino de Ribeirão Preto, incluindo a distribuição de matrículas, detalhes do orçamento municipal para Educação, infraestrutura das escolas, a formação de professores, os indicadores de desempenho, entre outros. Em cada uma das pautas, o plano traz um detalhamento de cenário e sugestões de estratégias a serem implementadas.
Conheça as cinco pautas para a educação
- Pauta 1 – Conclusão e implementação do plano municipal da primeira infância
- Pauta 2 – Elaboração de planejamento estratégico para a gestão da equidade
- Pauta 3 – Criação e implementação de um plano de formação continuada que reconheça a diversa realidade dos profissionais da educação
- Pauta 4 – Reorganização funcional da secretaria a fim de aprimorar o modelo de gestão da rede
- Pauta 5 – Política de monitoramento e transparência, com amplo acompanhamento dos indicadores em todos os eixos da educação, publicização de diagnósticos e resultados e participação democrática da comunidade escolar.
Fonte: Plano de Cidade 2024 - Educação/Instituto Ribeirão 2030