Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra da USP apoia formação continuada de docentes do Ensino Fundamental em Ribeirão Preto

Cátedra da USP apoia formação continuada de docentes do Ensino Fundamental em Ribeirão Preto

por Thais Cardoso - publicado 16/09/2022 15:08 - última modificação 16/09/2022 15:08

Ações integram projeto financiado pela B3 Social e são desenvolvidas em conjunto com o Grupo Mathema e com o Centro Educacional Paulo Freire

O aprendizado em matemática ainda é um grande gargalo em escolas públicas brasileiras. Segundo dados do Portal QEdu, no 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, apenas 47% dos estudantes têm o aprendizado adequado nessa matéria. Ribeirão Preto está um pouco melhor, com um índice de 59%. Porém, de acordo com a Meta 3 do Todos Pela Educação, ele deveria ser de pelo menos 70%. Para promover uma melhora nesse cenário, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira está apoiando a Secretaria Municipal de Educação em ações de formação docente continuada com foco no letramento matemático.

As atividades, intituladas “Trabalho Docente Coletivo”, começaram neste mês e vão se estender até novembro. São encontros presenciais e on-line com duração total de 16 horas, destinados a 647 professores do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental e 30 coordenadores pedagógicos. Eles buscam promover o aprofundamento teórico-prático a partir de duas temáticas centrais da matemática: grandezas e medidas e geometria. A ideia é que, a partir dessa formação, os profissionais possam ampliar seus conhecimentos em uma perspectiva problematizadora, aprimorar o processo de ensino e também entender como os estudantes aprendem, permitindo assim se apropriar de formas diferenciadas de ensino para garantir o desenvolvimento de altos níveis de exigência cognitiva nos alunos.

O conteúdo é desenvolvido pelo Grupo Mathema, especializado em assessorar instituições educacionais nas áreas de formação docente e recursos pedagógicos para melhoria do ensino. As atividades contam também com o apoio de formadores do Centro Educacional Paulo Freire, responsável pela formação continuada dos profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto.

“Essa iniciativa é de fundamental importância para a rede municipal. Por meio de avaliações anteriores dos estudantes do Ensino Fundamental promovidas pela SME, foi constatada uma ampliação das dificuldades relacionadas às habilidades e competências de matemática correspondentes aos respectivos anos escolares. Nesse sentido, contemplando demandas provenientes do próprio corpo docente da rede municipal, deu-se seguimento a essa proposta de trabalho, em gestação desde 2021”, explica o chefe da Divisão de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, Celso Raphael de Pádua Pacola.

Segundo a gestora de formação continuada do Grupo Mathema, Mirela Mendes, ao final dos três primeiros encontros formativos, realizados nos dias 9, 13 e 14 de setembro, 80% dos professores participantes destacaram que a formação já contribuiu para a atuação no cotidiano escolar. “Eles relataram que o conteúdo trouxe muitas formas de abordar o tema ‘Grandezas e Medidas’ de forma acessível e com sentido, além de estimular a usar recursos esquecidos durante a abordagem com os alunos”, diz ela.

A iniciativa é parte de um projeto da Cátedra financiado pela B3 Social e que tem a parceria do movimento Profissão Docente.

Saiba mais sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Para saber mais informações sobre as atividades da Cátedra, inscreva-se no canal no Telegram ou em nossa newsletter.