Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra do IEA-RP promove evento on-line sobre educação e ChatGPT

Cátedra do IEA-RP promove evento on-line sobre educação e ChatGPT

por Thais Cardoso - publicado 16/05/2023 14:52 - última modificação 16/05/2023 14:52

Palestrante será o professor da UFBA Ivan Siqueira

Os impactos trazidos pela inteligência artificial, mais especificamente pelo ChatGPT, na educação têm provocado uma série de discussões entre especialistas. Para contribuir com esse importante debate, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira promove, no dia 23 de maio, a partir das 17h, a conferência on-line “Educação Pós-ChatGPT”.

O evento é voltado a docentes, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e demais interessados pelos impactos da inteligência artificial na educação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link. Haverá transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook. Haverá emissão de certificado aos participantes mediante preenchimento de formulário que será disponibilizado durante a transmissão no chat das ferramentas.

O palestrante será o professor titular em Interdisciplinaridade da Universidade Federal da Bahia, Ivan Siqueira. Ele vai abordar o tema a partir de três dimensões. Na dimensão educacional, Siqueira vai discutir estratégias de ensino e aprendizagem, potencialidades e desafios e a inteligência artificial na Base Nacional Comum Curricular. Já na dimensão técnica, ele vai falar sobre os fundamentos e limitações dos Grandes Modelos de linguagem (LLMs) e suas aplicações em texto, imagem e vídeo. Por fim, na dimensão ética, ele vai debater viés e transparência, valores e princípios, e também sustentabilidade.

Além de ser uma formação continuada a professores, coordenadores e diretores sobre impactos da inteligência artificial na Educação Básica, as discussões realizadas na conferência vão embasar a produção de um guia sobre o tema.

Ivan Siqueira foi professor doutor na USP, professor visitante na Kyoto University of Foreign Studies, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e representante brasileiro no Mercosul Educacional. Suas áreas de atuação são Educação, Arte e Tecnologias Digitais.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A Cátedra também desenvolve projetos nesse sentido com outros parceiros, como a B3 Social, a Fapesp e a Fundação Telefônica.

Para saber mais informações sobre as atividades da Cátedra, inscreva-se no canal no Telegram ou em nossa newsletter.