Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra fecha parceria com mais dois municípios paulistas

Cátedra fecha parceria com mais dois municípios paulistas

por Thais Cardoso - publicado 22/08/2022 12:18 - última modificação 22/08/2022 12:18

Cidades vão participar de atividades que pretendem melhorar a aprendizagem e reduzir a desigualdade educacional nas redes

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira fechou parcerias com mais duas cidades do Estado de São Paulo para desenvolver suas atividades: Itu e Jundiaí. A colaboração vai oferecer subsídios para melhorar a aprendizagem e reduzir a desigualdade educacional nas redes municipais de ensino.

Os termos foram assinados na última terça-feira (16) em reuniões entre o titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos, e os secretários municipais de Educação Plínio Bernardi Júnior, de Itu, e Vastí Ferrari Marques, de Jundiaí.

A parceria compreende o uso de técnicas e métodos estatísticos para análise dos dados e índices educacionais dos municípios com o objetivo de compreender as principais fragilidades e potencialidades da rede pública de ensino; o acesso às pesquisas, cursos e materiais produzidos pela Cátedra; o compartilhamento de conhecimento para plena utilização dos principais portais de dados educacionais, como o QEdu Gestão e o Atlas da Educação; e a participação em uma rede colaborativa, contemplando eventos, reuniões técnicas, cursos e outras atividades em conjunto com os demais municípios parceiros da Cátedra.

A meta da Cátedra para este ano é chegar a 15 municípios de três estados brasileiros e beneficiar 80 mil estudantes matriculados no Ensino Fundamental.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A Cátedra também desenvolve projetos nesse sentido com outros parceiros, como a B3 Social.

Para saber mais informações sobre as atividades da Cátedra, inscreva-se no canal no Telegram ou em nossa newsletter.