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Cátedra finaliza segundo módulo de curso em interpretação de dados educacionais com municípios de Alagoas

por Thais Cardoso - publicado 10/12/2024 12:36 - última modificação 10/12/2024 12:36

Vinte técnicos das secretarias de Educação parceiras da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira participaram de aprofundamento em análise de dados, com apoio da Universidade Federal de Alagoas

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O responsável da pasta de Avaliação Interna e Externa de Pilar (AL), Tobias do Nascimento; o analista de dados da Cátedra, Pedro Sartori; as técnicas cursistas de Piranhas (AL), Leilane Pereira Andrade e Sandra Maria dos Santos; a responsável pelas atividades da Cátedra na UFAL, Ana Dayse Dorea; e a analista de dados da Cátedra e responsável pela formação, Larissa Maciel
A Formação Continuada em Análise de Dados Educacionais oferecida pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi considerada tão relevante pelos participantes que houve demanda para um segundo módulo, concluído no final de novembro. Nas atividades presenciais, os cursistas puderam consolidar conceitos e práticas de interpretação de resultados, avançando a partir da formação do primeiro módulo, que ocorreu em julho.

“No primeiro encontro, a equipe percebeu grande dificuldade por parte dos cursistas para extrair o máximo de informações dos gráficos construídos e, principalmente, no momento de escrever sobre esses resultados. Tivemos vários feedbacks positivos da turma quanto à importância da continuação do nosso processo formativo, então organizamos esse segundo módulo a partir das necessidades concretas dos participantes”, contou a analista de dados da Cátedra e responsável pela formação, Larissa Maciel.

De acordo com ela, foi realizado um diagnóstico para compreender os pontos mais urgentes e com maior nível de dificuldade, para embasar a ementa do segundo módulo, que teve caráter mais prático: a partir dos indicadores de cada município, os participantes discutiam cada caso e trabalharam a interpretação de resultados. “Tivemos muita interação entre os cursistas, muitas perguntas relevantes e discussões ricas, que permitiram ganhos notáveis no próprio processo de aprendizagem”, afirmou.

Técnico de município se tornou monitor da formação

Por ter demonstrado um alto desempenho e interesse no primeiro módulo da formação, um dos técnicos participantes conquistou o papel de monitor, apoiando a formação dos colegas. A medida também foi alinhada com a própria estratégia de atuação da Cátedra, que é de estimular as lideranças locais e a formação de redes em que os conhecimentos possam ser multiplicados de acordo com a dinâmica regional, conquistando maior alcance.

Tobias do Nascimento, responsável da pasta de Avaliação Interna e Externa do município de Pilar (AL), auxiliou na identificação dos desafios e na busca por técnicas de análise de dados. “Eu não esperava ser escolhido, pois tinha feito simplesmente o que foi pedido no primeiro curso e acrescentei algo, foi gratificante ter esse reconhecimento da equipe”, contou Tobias. Segundo ele, como a quantidade de escolas em algumas das redes participantes é relativamente pequena, não chegam a ter um número suficiente para realizar análises mais completas, como por exemplo identificar a correlação entre nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o nível socioeconômico das escolas.

“Mas ao realizar uma comparação dos dados de todos os municípios participantes, pudemos diversificar mais as análises, e as pessoas puderam compreender como fazer análise de dados. Com isso, os técnicos irão saber como melhorar não apenas o Ideb, mas também fazer sugestões de melhoras na educação dos seus municípios de forma geral”, defendeu. “O impacto disso será enorme, pois conhecimento é poder.”

Para Ana Dayse Dorea, coordenadora das ações da Cátedra em Alagoas e reitora honorária da Ufal, as Secretarias Municipais de Educação têm se comprometido a replicar esses conhecimentos para o restante da equipe. “Eles contam que preenchiam planilhas, encaminhavam para o Inep, faziam as tarefas deles, mas não tinham uma formação para interpretar os números de cada município. Esse aprendizado tem despertado um interesse muito grande.”

Enquanto articuladora local, ela conta que tem mantido conversas frequentes com pessoas das secretarias e com os próprios prefeitos dos municípios participantes, para garantir compreensão sobre os objetivos das ações e o engajamento real. Segundo Ana Dayse, o trabalho colaborativo com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e com a Ufal também é essencial para a conquista de resultados. “A Universidade já tem alguns trabalhos de apoio aos municípios, e agora com a Cátedra temos possibilidade de interligar, mostrando que é possível trabalhar juntos e ampliar, estamos bastante animados”, destacou.

Cerimônia de encerramento contou com autoridades

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Autoridades na cerimônia de encerramento, durante fala do professor Mozart Neves Ramos
Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), presidiu a cerimônia de encerramento do segundo módulo, no qual também foram formadas pessoas da Pró-Reitoria de Graduação da Ufal. A cerimônia teve participação de autoridades como os prefeitos Marcelo Beltrão, de Coruripe, Jorge Dantas, de Pão-de-Açúcar, na oportunidade representando o presidente da AMA, Hugo Wanderley; a prefeita de Atalaia Cecília Lima e o assessor da AMA, Luiz Geraldo Monteiro.

“O Nordeste tem um potencial que precisa ser entendido e valorizado. Precisamos aproveitar um momento ímpar como este para ampliar o trabalho e buscar ainda mais avanços no estado de Alagoas. A melhoria da Educação Básica passa pelas universidades também”, disse Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra, durante o evento. Tonholo aproveitou para dizer: “Queremos que todo estado de Alagoas venha ter um padrão de educação que hoje alguns municípios já alcançam. Vamos ampliar ações, trazer mais prefeitos, secretários e professores para trabalhar isso com apoio da Cátedra”, defendeu.

Os municípios parceiros da Cátedra em Alagoas são: Atalaia, Pilar, Feliz Deserto, Jundiá, Olho D´Água das Flores, Cacimbinhas, Quebrangulo, Paripueira, Pão de Açúcar e Piranhas.