Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Oscar Sala volta a oferecer disciplina sobre economia, cultura e poder na internet

por Mauro Bellesa - publicado 22/02/2022 15:45 - última modificação 03/03/2022 10:35

A Cátedra Oscar Sala e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação voltam a oferecer a disciplina Economia, Cultura e Poder na Internet no primeiro semestre de 2022. A pré-matrícula deverá ser feita de 21 de fevereiro a 13 de março.

Este semestre, a Cátedra Oscar Sala e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação novamente oferecem a disciplina Economia, Cultura e Poder na Internet, concebida como um painel multidisciplinar e estruturada em módulos temáticos complementares, com aulas teóricas e seminários. Aspectos históricos, técnicos, jurídicos, econômicos e culturais fazem parte do programa do curso.

Disponível para alunos de mestrado ou doutorado de qualquer programa de pós-graduação da USP, a disciplina destina-se a apresentar um panorama circunstanciado e crítico da internet, aprofundando o conhecimento sobre suas riquezas, seus desafios e conflitos.

A disciplina corresponde a quatro créditos e será oferecida a distância, via plataforma de conferência remota, às quintas-feiras, das 17h às 19h45, a partir de 31 de março. A pré-matrícula deverá ser feita de 21 de fevereiro a 13 de março.

Os módulos temáticos apresentarão a história da rede mundial de computadores, os impasses atuais e as tendências que já se delineiam para o futuro. Os 15 encontros estão formatados em quatro módulos: Fundamentos Técnicos e Conceitos da Internet; Economia Política da Internet; Direito na Era Digital; e Internet e Cultura.

De acordo com a coordenação da cátedra, as aulas abrirão para os alunos janelas para uma compreensão atualizada da natureza da Internet, seus protocolos e sua governança, bem como de seus efeitos na conformação das redes sociais, nas relações jurídicas entre pessoas, organizações e países, no mercado (com uma economia de dados que envolve novas formas de geração de valor), na arte e nas humanidades em geral.

Veja a ementa e detalhes do oferecimento da disciplina.

Resultado de parceria da USP com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a Cátedra Oscar Sala é administrada pelo IEA, onde está sediada, e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).