Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra participa de reunião na Undime São Paulo sobre Programa Proeduca

Cátedra participa de reunião na Undime São Paulo sobre Programa Proeduca

por Thais Cardoso - publicado 29/04/2022 18:18 - última modificação 29/04/2022 18:18

Objetivo foi fechar parcerias para projeto que vai concorrer ao edital, lançado pela Fapesp e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Nesta quinta, dia 28, o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-RP, professor Mozart Neves Ramos, participou de uma reunião na sede da União dos Dirigentes Municipais de Ensino do Estado de São Paulo (Undime São Paulo).

Com a presença da presidente do órgão e secretária municipal de Educação de Mairiporã (SP), Márcia Bernardes, e da secretária municipal de Educação de Cordeirópolis (SP), Angelita Ortolan, o encontro proporcionou o fechamento de parcerias para a participação no edital do Programa Proeduca, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O programa, de apoio a pesquisas em educação básica, busca subsidiar o aprimoramento e o desenvolvimento de políticas públicas e de abordagens pedagógicas que visem a melhoria do aprendizado e a redução das desigualdades educacionais. Ao todo, a Fapesp e a Seduc vão aportar um total de R$ 30 milhões no financiamento de projetos selecionados neste edital.

Mozart considerou positiva a adesão dos secretários ao projeto da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira para concorrer ao edital. O projeto tem como objetivo utilizar modelagens estatísticas e de ciências de dados para melhorar os níveis de aprendizagem e reduzir as desigualdades escolares nas redes públicas de ensino.

Em seus dois anos de atuação, a Cátedra acumula outras experiências nesse sentido, como o uso da técnica estatística multivariada de componentes principais para estabelecer padrões de aprendizagens e desigualdades escolares na rede municipal de Ribeirão Preto. Esses estudos serviram de base para readequações pela Secretaria Municipal de Educação, que começaram a ser implantadas no início deste ano.