Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Historiador apresenta centro de documentação das esquerdas argentinas

Historiador apresenta centro de documentação das esquerdas argentinas

por Mauro Bellesa - publicado 14/08/2017 13:40 - última modificação 24/08/2017 09:57

O historiador Horacio Tarcus faz a conferência "CeDInCI: Arquivo e Memória Política na Argentina", no dia 28 de agosto, às 10h30, na Sala de Eventos do IEA.
Impresso do acervo do CeDInCI
Publicação do acervo do CeDInCI

Sede do maior acervo de documentação histórica das esquerdas latino-americanas, o Centro de Documentação e Investigação da Cultura de Esquerdas (CeDInCi), sediado em Buenos Aires, Argentina, preserva, conserva, cataloga e difunde materiais sobre o tema produzidos desde meados do século 19.

O trabalho desenvolvido pelo centro será explicado pelo seu diretor, o historiador Horacio Tarcus, na conferência CeDInCI: Arquivo e Memória Política na Argentina, no dia 28 de agosto, às 10h30, na Sala de Eventos do IEA. O evento será em espanhol, sem tradução. Os interessados em assisti-lo presencialmente deverão efetuar inscrição prévia via formulário online. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

A conferência será também uma oportunidade para avaliar as possibilidades de um diálogo mais abrangente do CeDInCI com centros brasileiros, na perspectiva de construção de uma rede de memória e história fundada nos arquivos e bibliotecas do movimento operário latino-americano.

A moderação do evento será Marisa Midori Deaecto, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e participante do Programa Ano Sabático no IEA. A atividade conta com o apoio do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele) e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Tarcus também fará, juntamente com Marisa, o curso O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, sempre das 15h às 17h. Cada dia trará um tema diferente sobre assunto:

28/08

La Historia Intelectual, La Historia Editorial y el Problema de la Recepción

29/08

La Primera Recepción de Marx en la Argentina

30/08

La Historia Editorial y la Formación de la Cultura Marxista en la Argentina

Assim como a primeira, esta conferência será na Sala de Eventos do IEA e terá transmissão ao vivo pela internet.

Diversidade

Vinculado à Universidade Nacional de San Martín, o CeDInCI foi instalado em sua sede definitiva em 1998. Sua origem foi o acervo pessoal de Tarcus. A documentação contempla as mais diversas correntes políticas de esquerda, do anarquismo e do comunismo ao guevarismo e à Nova Esquerda.

Em seus quase 20 anos de atividade, o centro incorporou ao acervo original uma grande quantidade de material arquivístico, hemerográfico e bibliográfico, fruto sobretudo de doações, que chegam a mais de cem por ano. O centro também abriga pesquisadores e produz publicações, com destaque para a revista "Políticas de la Memória", já no número 17.

 


CeDInCI: Arquivo e Memória Política na Argentina
28 de agosto - 10h30
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição prévia
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686
Página do evento: www.iea.usp.br/eventos/cedinci

Foto: Cedinci