Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Células a combustível é tema de evento do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social

por Thais Cardoso - publicado 21/08/2015 11:35 - última modificação 03/09/2015 12:03

Encontrar novas formas de produção de energia que não gerem resíduos poluentes é uma grande preocupação mundial atualmente. Nesse ponto, as células a combustível apresentam uma contribuição bastante importante, já que podem obter energia, por exemplo, a partir do hidrogênio e produzir água como resíduo.

Mas, afinal, como a célula a combustível faz isso? Para responder a essa pergunta e trazer muitas outras informações sobre esse tipo de sistema de conversão de energia, o Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) e o Museu da Ciência Mário Tolentino realizam no dia 27 mais um evento do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social. O convidado será o diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP Germano Tremiliosi Filho.

O docente vai explicar o funcionamento das células a combustível, que convertem a energia armazenada nas ligações químicas das moléculas em energia elétrica e podem utilizar vários combustíveis, como o etanol, extraído da cana de açúcar, e o glicerol, um subproduto gerado pela produção de biodiesel que não tem valor comercial.

A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, em novo horário, a partir das 14h30. A entrada é gratuita.

Sobre o Ciclo de Palestras

Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social
27 de agosto, às 14h30
Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos), São Carlos (SP)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição