Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / USP Cidades Globais abre chamada para seleção de pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores

USP Cidades Globais abre chamada para seleção de pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores

por Fernanda Rezende - publicado 09/11/2022 11:20 - última modificação 01/12/2023 16:42

A inscrição vai até as 10h do dia 15 de dezembro. Ao se candidatar, é necessário submeter projeto sobre um dos 25 temas propostos e ligados a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O Centro de Síntese USP Cidades Globais abriu chamada para seleção de pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores. As inscrições vão até as 10h do dia 15 de dezembro. Ao se candidatar, é necessário submeter projeto sobre um dos 25 temas propostos, cada um deles relacionado a um supervisor. As áreas de pesquisa estão ligadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Clique aqui para mais detalhes.

Sem a oferta de bolsa, o Programa de Pós-Doutorado recebe propostas com duração de 6 meses a 1 ano, prorrogável por igual período, e carga horária mínima de 960 horas ao todo (20 horas semanais). Para o Programa de Pesquisador Colaborador a duração mínima é de 2 anos, podendo ser estendida por mais um. A dedicação é de, no mínimo, 12 e, no máximo, 40 horas semanais.

O objetivo do programa é reunir pesquisadores – nacionais ou estrangeiros – dedicados às questões urbanas e regionais, integrando redes de estudos e pesquisas internacionais. Com isso, “espera-se gerar aplicações, experimentações e soluções que se convertam em subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano e regional”.

Para os coordenadores do programa, é importante que os pesquisadores "tragam uma perspectiva de trabalho inter e transdisciplinar, intensificando diálogo e interação entre as ciências sociais e humanas, as ciências experimentais como a matemática e computação, física, química, biologia e todas as suas vertentes tecnológicas e as ciências ambientais e da sustentabilidade, em propostas que considerem as complexidades das cidades e a projeção para 2050".

Atividades

Os selecionados deverão desenvolver um plano de ação estratégica para o período de seu projeto de pesquisa, composto por atividades distribuídas em 5 eixos:

  • Pelo menos 1 simpósio destinado ao aprofundamento teórico-metodológico relacionado ao tema de sua pesquisa;

  • Organização de pelo menos 1 seminário UrbanSus de reflexão avançada relacionado a temas de interesse do CS USPCG voltados à difusão de avanços do conhecimento para a coletividade;

  • Pelo menos 1 ensaio digital para publicação na página do CS USPCG;

  • Pelo menos 1 artigo para publicação em periódico, livro ou capítulo de livro científicos, podendo ser em coautoria;

  • Ampliação da comunicação científica dos resultados dos estudos e pesquisas realizados no âmbito do CS USPCG em mídias.

 

Cronograma

  • Inscrição: 16/10 a 15/12/2023 (até às 10:00, horário de Brasília)

  • Resultado: 15/03/2024

  • Início (previsão): 03/2024

  • Reunião inaugural: 21/03/2024