Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Chanceler polonês fala sobre relações União Europeia—Brasil

Chanceler polonês fala sobre relações União Europeia—Brasil

por Flávia Dourado - publicado 12/11/2012 00:00 - última modificação 12/05/2014 17:09

Em evento que acontece no dia 28 de novembro, Radoslaw Sikorski tratará do papel da Polônia na parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil.

Radoslaw Sikorski, ministro das Relações Exteriores da PolôniaRadoslaw Sikorski, ministro das Relações Exteriores da Polônia, faz a conferência Relações União Europeia—Brasil no dia 28 de novembro, às 9h, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. O evento será em inglês.

Sikorski falará sobre a parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil e sobre o papel da Polônia nesse contexto. Segundo ele, "com sua persistente dedicação à democracia e sua preferência pelo soft power ao hard power, o Brasil é um aliado natural da União Europeia na construção da nova realidade".

Para ele, as tendências predominantes na última década, com a emergência de um mundo multipolar e a alteração do poder sem precedentes, serão postas à prova na próxima década. Mas ele acredita na comprovação de que a multipolaridade e o multilateralismo podem funcionar bem.

Sikorski é cientista político e jornalista. Foi ministro da Defesa e é presidente do Comitê de Assuntos Europeus da Polônia.

A conferência é organizada pelo IEA e pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, com apoio da Embaixada da Polônia no Brasil.

O evento acontece na Sala Ruy Leme da FEA, Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Assista à entrevista concedida pelo chanceler polonês no dia 14 de novembro ao programa HARDtalk, da BBC News.