Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra de Educação Básica organiza ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes"

Cátedra de Educação Básica organiza ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes"

Indicado para professores, coordenadores pedagógicos e membros da equipe e direção de instituições de Educação Básica, o ciclo terá quatro encontros entre agosto e novembro

ciclo a escolaA Cátedra de Educação Básica iniciou no segundo semestre o ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes, em parceria com o IEA e o Itaú Social. Serão quatro encontros, entre agosto e novembro, realizados aos sábados das 9h às 17h, para que professores ativos possam participar. O ciclo também é indicado para coordenadores pedagógicos e membros da equipe e direção de instituições de Educação Básica.

A primeira atividade foi realizada no dia 31 de agosto. A segunda atividade, batizada de “Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade”, foi no dia 28 de setembro. A terceira atividade aconteceu no dia 26 de outubro, com o tema "Escola: Gestão e Docência". O quarto e último encontro do ano, "Sistematização e Propostas", será no dia 30 de novembro.

Os interessados já podem se inscrever para o quarto encontro [v. a programação].

O objetivo geral do evento é tratar a “fratura disciplinar” como problema educacional e buscar alternativas de integração de acordo com a área de que cada componente curricular é parte, além de tratar da especificidade da educação infantil.

Dinâmica dos encontros

Centrados na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, os encontros abordarão a diversidade e equidade nestes espaços, as suas relações com a família e a condução de gestões escolares e projetos pedagógicos. Além disso, em um dos dias o ciclo tratará da fragmentação disciplinar como um problema educacional e buscará alternativas de integração entre as diferentes áreas do conhecimento.

Este é o segundo ciclo organizado pela cátedra esse ano. No primeiro semestre, foi realizado o ciclo Ação e Formação do Professor, que tinha sua estrutura baseada em palestras e debates. Desta vez, os workshops terão uma maior diversidade de atividades, buscando explorar a associação entre teoria e prática e estimular o protagonismo do professor.

Para isso, a estrutura dos três primeiros eventos será dividida em “momentos”. O primeiro consiste em uma palestra, em que um especialista explorará o tema do dia de forma ampla. O segundo e terceiro “momentos” correspondem às atividades temáticas e oficinas práticas, que serão realizadas em grupos de trabalho menores, com condução e mediação de um professor da Cátedra. Por fim, no quarto “momento” os participantes compartilharão com os demais as práticas discutidas em seus grupos.

Ao final de cada dia, haverá ainda o fechamento e conclusão das atividades, em que os especialistas farão comentários a respeito das práticas apresentadas pelos participantes. A partir do segundo evento, os professores compartilharão com o grupo a experiência de adotar nas escolas as práticas vistas no encontro anterior.

O quarto e último workshop seguem uma estrutura diferente, uma vez que encerrarão as atividades da Cátedra de Educação Básica em 2019. O objetivo é sintetizar os debates e ações desenvolvidas ao longo do ano e apreciar os projetos elaborados pelos participantes.

Foto: Montagem/Clara Borges