Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo analisa políticas públicas e conflitos socioambientais

Ciclo analisa políticas públicas e conflitos socioambientais

por Sandra Codo - publicado 15/04/2007 00:00 - última modificação 10/09/2015 09:36

O ciclo de conferências sobre "Políticas Públicas e Conflitos Socioambientais" acontece entre os dias 1º a 6 de junho reunindo pesquisadores espanhóis, americanos e brasileiros para o debate de questões envolvendo negócios e meio ambiente, ecologia e arquitetura.

Relacionado

Vídeos
Ciclo de Conferências "Políticas Públicas e Conflitos Socioambientais"

Vídeo - 1

Vídeo - 2

Vídeo - 3

Vídeo - 4

De 1º a 6 de junho será realizado o ciclo de conferências "Políticas Públicas e Conflitos Socioambientais", com a participação de pesquisadores da Universidade Yale (EUA), Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha), Universidade Estadual de Maringá e da USP. O ciclo é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP, IEA, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Universidade Yale e Brazilian Business School. O ciclo acontecerá no Auditório Jacy Monteiro, no Instituto de Matemática e Estatística da USP.

Garry D. Brewer, da Escola de Administração da Universidade Yale, fala no dia 1º, às 14h30, sobre "Negócios e Meio Ambiente: Tendências e Desafios". Os debatedores serão Pedro Jacobi, da Faculdade de Educação e do Procam, e Wanderley Messias da Costa, da FFLCH e coordenador de Comunicação Social da USP. A coordenação estará a cargo de Sonia Maria Flores Gianesella, do Instituto Oceanográfico e do Procam. Essa conferência será em inglês.

No dia 4, às 10h, Joan Martinez-Alier, da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, faz conferência sobre "Ecologia dos Pobres e Conflitos Distributivos Ecológicos". José Eli da Veiga, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e do Procam, e Antonio Carlos Robert de Moraes, da FFLCH, debaterão com ele, sob a coordenação de Wagner Costa Ribeiro, da FFLCH e do Procam.

Martinez-Alier é o idealizador da "dívida ecológica", que, segundo ele, países desenvolvidos têm com os países que fornecem matéria-prima aos processos industriais. Suas pesquisas mais recentes incluem visitas a países da América Latina para identificar o que chama de conflitos ecológicos distributivos, marcados pelo embate em relação ao uso dos recursos naturais, tema de sua conferência no IEA. Durante sua visita a São Paulo havera o lançamento de seu livro "Ecologismo dos Pobres" (Editora Contexto). Ex-professor da Unicamp, é autor de mais de uma dezena de livros, presidente da Associação Internacional de Economia Ecológica e editor da revista "Ecología Política", editada em três países.

Horacio Capel, da Universidade de Barcelona, dará a conferência "Cidade e Meio Ambiente" no dia 5, às 14h30. Odete Seabra e Ana Fani Carlos, ambas da FFLCH, serão as debatedoras. Pedro Leite da Silva Dias, do IEA e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosfericas, será o coordenador.

Capel é especialista em estudos urbanos e também transita entre pesquisadores da área da história das ciências. É autor de mais de 15 livros e centenas de artigos. Sua obra mais recente é "El Modelo Barcelona: un Examen Crítico" (Ediciones del Serbal, 2005), na qual critica o modelo de urbanismo aplicada à capital da Catalunha. Outro destaque entre seus livros " La Morfología de las Ciudades — Sociedad, Cultura y Paisaje Urbano" (Ediciones del Serbal, 2002). É diretor do site "Geocrítica" (www.ub.edu/geocrit/menu.htm), que reúne cinco revistas acadêmicas eletrônicas, as quais já atingiram a marca de mais de 30.000 acessos por dia.

No dia 6, às 14h30, Capel encerrará o ciclo com a conferência "Patrimônio Histórico e Conservação Ambiental". Os debatedores serão Euler Sandevile, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Procam, e Silvia Helena Zanirato, da Universidade Estadual de Maringá. A coordenação será de Joel Sigolo, do Instituto de Geociências e do Procam.