Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo de palestras aproxima cidadãos e ciência

Ciclo de palestras aproxima cidadãos e ciência

por Thais Cardoso - publicado 27/02/2015 14:05 - última modificação 11/08/2015 16:58

IEA Polo São Carlos, NAPSol e Museu da Ciência promovem palestras para mostrar como a ciência contribui para a economia e a vida dos cidadãos; primeiro convidado é o professor e pesquisador Sérgio Mascarenhas

logopalestrasmuseu.jpgA ciência desenvolvida nas universidades e nos institutos de pesquisa tem um grande impacto na economia e na riqueza social de um país. Para mostrar às pessoas o que se produz nesses locais e de que forma esse conhecimento pode melhorar a vida de cada cidadão, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e o Museu da Ciência Mário Tolentino realizam em São Carlos a partir do dia 5 de março, quinta-feira, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social.

A cada quinze dias, sempre às 19h30, no Museu da Ciência Mário Tolentino, figuras de impacto no cenário da ciência nacional vão mostrar as pesquisas que estão desenvolvendo e os benefícios que elas trazem ao cotidiano e à sociedade. As palestras terão sempre uma linguagem simples e fácil de ser entendida pelo público, além de um ambiente de bastante interação entre a comunidade e o pesquisador.

Para a primeira edição do Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social, o pesquisador convidado é o prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, com a palestra “A importância da pesquisa básica e aplicada para o estudo do cérebro”. Formado em Física pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mascarenhas é docente aposentado pela USP e professor visitante em diversas universidades internacionais. Também colaborou na fundação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na criação do curso de engenharia de materiais nesta universidade, bem como na implantação de cursos de biofísica e física médica do International Centre For Theoretical Physics (ICTP) em Trieste, na Itália. Aos 86 anos, permanece ativo em suas pesquisas e atualmente trabalha em um equipamento não-invasivo para monitorar a pressão intracraniana.

A entrada no evento é gratuita. Mais informações pelo telefone (16) 3307 6903.