Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo debate problemas da várzea do Rio Tietê

Ciclo debate problemas da várzea do Rio Tietê

por Sandra Codo - publicado 25/04/2011 17:20 - última modificação 03/04/2013 16:57

Vai até o dia 16 de setembro o ciclo de seminários "Políticas Públicas, Territorialidades e Participação Social: Diálogos sobre a Várzea do Rio Tietê”. São nove encontros com pesquisadores da USP com trabalhos sobre a várzea do rio.

tiete.jpg

Vai até o dia 16 de setembro o ciclo de seminários "Políticas Públicas, Territorialidades e Participação Social: Diálogos sobre a Várzea do Rio Tietê”. São nove encontros com pesquisadores da USP com trabalhos sobre a várzea do rio.

Entre os temas a serem abordados estão: clima, biodiversidade, poluição, características socioeconômicas e físicas da área, patrimônio cultural, participação social e gestão pública.

Os seminários acontecem sempre às sextas-feirass, às 14h, no Auditório Vermelho da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP (leia programação abaixo).  Para participar dos encontros é preciso se inscrever em . Quem tiver 75% de frequencia receberá certificado de participação.

Além dos nove seminários, no dia 26 de maio realizou-se o 1º Fórum da APA Várzea do Rio Tietê. Na oportunidade, a equipe da USP que trabalha na elaboração do Plano de Manejo dessa APA (Área de Proteção Ambiental) apresentou o diagnóstico da área estudada. O ciclo de seminários e o fórum integram os trabalhos de produção do Plano de Manejo, com o objetivo de formar e capacitar a comunidade local e demais atores públicos envolvidos com a APA.

O ciclo de seminárioso é uma realização do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Territorialidade do IEA, do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMusPP) da EACH-USP, do Núcleo de Psicologia Política e Movimento Sociai do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP e da Equipe de Comunicação e Participação Social do Plano do Manejo da APA Várzea do Rio Tietê.

O evento conta com apoio da Transportadora Associada de Gás (TAG) da Petrobrás, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, da Fundação Florestal e do Conselho Gestor da APA Várzea do Rio Tietê.

PROGRAMAÇÃO

Abril
Dia 29 - 14h Área de Proteção Ambiental e Plano de Manejo: Ações de Política Pública
Neli Aparecida de Mello-Théry (EACH)
Maio
Dia 13 - 14h Planícies Aluvionares e Uso do Solo
Jurandyr Ross (FFLCH)
Dia 26 - 8h 1º Fórum da APA Várzea do Rio Tietê
Expositores a serem confirmados
Junho
Dia 3 - 14h Memória e Patrimônio Cultural
Silvia Helena Zanirato (EACH)
Dia 10 - 14h Aspectos Geológicos da Bacia do Rio Tietê
Lucy Gomes Sant´Anna (EACH)
Julho
Dia 1º - 14h Gestão Pública e Participação Social
Alessandro Soares da Silva (EACH) e Salvador Sandoval (PUC-SP)
Agosto
Dia 5 - 14h Poluição das Águas no Meio Urbano
Andrea Cavicchioli (EACH)
Dia 26 - 14h Gestão da Biodiversidade: Política e Sociedade
Waldir Mantovani (EACH)
Setembro
Dia 2 - 14h Clima e Ambiente: Repercussões sobre o Território
Michelle Reboita
Dia 16 - 14h Sustentabilidade e Desenvolvimento Local
Diamantino Alves Corrêa Pereira