Por pandemia, Cátedra de Educação Básica muda cronograma de ciclo
A pandemia causada pelo novo coronavírus e todas as medidas necessárias ao seu controle levaram a Cátedra de Educação Básica a transferir todas as atividades desse semestre para o ambiente virtual. Além do novo formato, o cronograma do ciclo “Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica” também sofreu alterações em suas datas e conteúdo, e o primeiro evento acontece neste sábado, dia 9 de maio, das 9h às 17h. A transmissão ao vivo será pelo site do IEA. Faça a sua inscrição aqui. O segundo encontro, também com transmissão pelo site do Instituto, será no dia 23 de maio, às 9h. Para se inscrever, clique aqui.
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Para adequar os debates ao momento que vivemos, os organizadores incluíram no programa análises da crise causada pela doença e da situação da educação neste contexto. O primeiro encontro tratará desse tema, com o colóquio “Vida, Saúde, Ciência e Educação (e pandemias...)”. O médico Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do IEA entre 2016 e abril deste ano, vai abrir o encontro com a palestra “Febres, patógenos, patologias e pandemias na história humana”.
Em seguida, professores participantes do ciclo farão comentários acerca do coronavírus e suas relações com a epidemiologia, a educação, a sociedade e as políticas públicas [confira o cronograma completo]. Para finalizar o dia de atividades, será feita uma oficina com grupos de discussão.
Outra novidade no novo modelo é a adoção de cursos no formato Educação Aberta Digital (EAbD). Serão dois encontros com esta dinâmica. O primeiro é no dia 23 de maio, com dois cursos; o segundo, no dia 20 de junho, com cinco cursos.
Os organizadores mantiveram, ainda, dois encontros no formato original. Neles, pesquisadores farão exposições individuais. O primeiro, em 6 de junho, abordará as relações entre ciência, conhecimento, informação e tecnologia; o valor do conhecimento; a necessidade de articular as ciências sociais com as ciências da natureza, buscando uma “sustentabilidade socioambiental”; além de uma análise da relação entre os conceitos de conhecimento e sabedoria, sob a perspectiva das competências da Base Nacional Comum Curricular.
O segundo, em 4 de julho, fechará as atividades do ciclo. Desta vez, as questões levantadas passarão pelas diversas relações da linguagem com as ciências humanas, naturais e exatas, além das aproximações da matemática com as ciências da natureza. Um panorama histórico do distanciamento entre as ciências naturais e as ciências humanas também será traçado, com uma análise do movimento contemporâneo de reintegração destes conhecimentos.
Ciclo Fundamentação dos Conteúdos da Educação Básica
1º Colóquio – Vida, Saúde, Ciência e Educação (e Pandemias...)
9 de maio, 9h
Evento online, público e gratuito, com inscrição prévia. Com transmissão ao vivo pelo site do IEA.
Mais informações: com Cláudia R. Pereira - clauregi@usp.br
Página do evento