Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo de seminários tratará da natureza da ignorância e de como lidar com ela

Ciclo de seminários tratará da natureza da ignorância e de como lidar com ela

por Mauro Bellesa - publicado 04/07/2019 09:35 - última modificação 11/07/2019 11:57

No dia 8 de agosto, às 14h, o psicólogo comportamental Stuart Vyse faz a conferência "Por Que as Pessoas Acreditam no Que Acreditam" no seminário de abertura do ciclo "O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar".

Apasmara - Escultura do British Museum
Apasmara, entidade anã da ignorância na mitologia hindu, é esmagada pelo pé direito do deus Shiva, mas não pode ser morta, pois isso alteraria o equilíbrio entre conhecimento e ignorância, além de facilitar a aquisição de conhecimento sem esforço; dessa forma, Apasmara está destinada à imortalidade, devendo ser controlada por Shiva por toda a eternidade

O que é a ignorância, como estudá-la e como lidar com ela são as questões centrais a serem discutidas no ciclo de sete seminários O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar?, que acontece de agosto a novembro [v. a programação].

O psicólogo comportamental, professor e escritor Stuart Vyse, especialista em superstição e comportamento irracional, será o conferencista do seminário de abertura do ciclo, no dia 8 de agosto, às 14h. Seu tema será Por Que as Pessoas Acreditam no Que Acreditam [em inglês, sem tradução].

Vyse é colunista da revista "Skeptical Inquirer" e autor dos livros "Believing in Magic: The Psychology of Superstition" e "Going Broke: Why Americans (Still) Can't Hold On To Their Money". A maior parte de sua carreira acadêmica ocorreu no Providence College, na Universidade de Rhode Island e no Connecticut College, todos nos EUA.

Os sete seminários do ciclo são gratuitas e abertos ao público, mediante inscrição prévia [clique aqui para se inscrever no evento com Vyse]. Haverá transmissão ao vivo pela internet, sem necessidade de inscrição.

Ciclo

Realização do IEA e do Instituto Questão de Ciência (IQC), o ciclo destina-se, principalmente, aos pesquisadores que desejem ter um contato inicial com os "Estudos da Ignorância" e iniciar um trabalho formal na área. Os coordenadores são: o patologista Paulo Saldiva, diretor do IEA e professor da Faculdade de Medicina da USP; o doutor em sociologia Lenin Bicudo Bárbara; a bióloga Natalia Pasternak Taschner e o jornalista Carlos Orsi, ambos do IQC; e Roberto Takata, pesquisador associado do Labjor-Unicamp.

De acordo com os coordenadores, apesar de a informação a respeito dos mais diversos assuntos nunca ter sido tão acessível como agora a um número tão grande de pessoas, "a ignorância avança, inclusive sobre coisas que estamos em condições de conhecer com alguma facilidade".

"A desinformação de boatos, a princípio fáceis de desmentir, alastra-se com mais rapidez e alcance do que qualquer desmentido; políticas públicas são por vezes formuladas e postas em prática sem levar em conta o conhecimento científico relevante sobre o tema; e mesmo as mais exóticas teorias da conspiração conseguem hoje atrair um número impressionante de adeptos."

Em resposta a essa situação, um número crescente de pesquisadores de diversas áreas tem demonstrado interesse em compreender melhor a natureza da ignorância, afirmam. O que é exatamente a ignorância, como melhor estudá-la, quais são os seus impactos, em que condições ela pode ser algo desejável e como manejá-la quando é indesejável são questões para quais o ciclo pretende propiciar os primeiros passos na busca de respostas.

Programação


Why People Believe What They Believe
8 de agosto, 14h
Seminário de abertura do ciclo O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar?
Sala Alfredo Bosi, sede do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito - requer inscrição prévia online (para acompanhar ao vivo pela internet não é preciso se inscrever)
Mais informações: com Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Página do evento

Foto: British Museum