Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / USP Cidades Globais abre chamada para pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores

USP Cidades Globais abre chamada para pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores

por Nelson Niero Neto - publicado 10/10/2019 15:15 - última modificação 11/10/2019 10:46

Projetos devem ser enviados até às 15h de 22 de novembro de 2019

Grupo Cidades Globais
Quatro dos pesquisadores do Programa USP Cidades Globais em 2019. Ao centro, Roxane Ré, mediadora do evento organizado pelo grupo
O Programa USP Cidades Globais (USP-CG) abriu chamada pública para atrair pesquisadores de pós-doutorado e colaboradores. Os projetos podem ser enviados até às 15h (horário de Brasília) de 22 de novembro de 2019.

Sediado no IEA com o objetivo de propor soluções que promovam a qualidade de vida nas cidades, o Programa USP-CG busca pesquisadores que considerem tanto as complexidades dos grandes centros urbanos como uma perspectiva inter e transdisciplinar em seus trabalhos.

O programa possibilita que o pesquisador participe de grupos nacionais e estrangeiros voltados às questões urbanas, integrando redes de estudos e pesquisas internacionais. Confira a relação de temas e pesquisadores supervisores do USP Cidades Globais.

Modalidades

O Programa de Pós-Doutorado na USP é voltado a portadores de título de doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade. Com duração de 6 meses a 2 anos, podendo haver renovações, a carga horária mínima é de 20 horas semanais. Clique aqui para acessar as instruções de envio do projeto.

Já o Programa Pesquisador Colaborador é realizado por pesquisadores externos, vinculados ou não a outras instituições de ensino e pesquisa, com título de doutor de qualquer instituição, nacional ou estrangeira. O pedido de participação deverá ser formulado por um docente da USP e submetido à Comissão de Pesquisa do IEA. A carga horária mínima de dedicação é de doze horas semanais e, a máxima, de 20. O período limite de vinculação do pesquisador colaborador com o mesmo projeto de pesquisa é de cinco anos. Clique aqui para ver as instruções de encaminhamento da proposta.

Ambos projetos podem ser desenvolvidos com ou sem bolsa. Caberá ao interessado indicar a modalidade e submeter, quando for o caso, a solicitação de bolsa às agências de fomento.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP