Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário marca inclusão de dados sobre São Paulo no Observatório de Cidades Sustentáveis e Saudáveis

Seminário marca inclusão de dados sobre São Paulo no Observatório de Cidades Sustentáveis e Saudáveis

por Mauro Bellesa - publicado 20/06/2022 13:15 - última modificação 25/08/2023 12:29

Seminário online "Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Sustentáveis e Saudáveis" realiza-se no dia 24 de junho, às 14h.

Pedestres na Marginal em São PauloSão Paulo foi uma das cidades analisadas na série de artigos “Desenho Urbano, Transporte e Saúde”, publicada pela revista The Lancet Global Health em 10 de maio. A iniciativa teve por objetivo verificar como as políticas e ações de desenho urbano e transporte nas cidades podem impactar na prevenção de doenças crônicas, da obesidade e do aumento da prática de caminhada.

No dia 24 de junho, a partir das 14h, seminário online promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP apresentará os artigos da série no Brasil e lançará os dados referentes a São Paulo (comparados aos de outras cidades) incluídos no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis [veja a programação]. A transmissão ao vivo pela internet será em www.iea.usp.br/aovivo (não requer inscrição).

O observatório foi criado no lançamento internacional da série em maio e é coordenado pelo Centro de Pesquisa em Prevenção da Universidade Washington em Saint Louis, EUA.

Os responsáveis pela produção dos artigos e pelo levantamento de dados sobre São Paulo são o Grupo de Estudos de Espaço Urbano e Saúde do IEA-USP e o Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP.

A série da The Lancet Global Health envolveu pesquisadores de diferentes partes do mundo, incluindo países de baixa, média e alta renda. No caso de São Paulo, foram analisados, como políticas públicas, o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o Estatuto do Pedestre. Além disso, foram disponibilizados os dados ambientais da base oficial da cidade para a elaboração de índices como o de caminhabilidade, acesso aos transportes coletivos, áreas verdes, densidade populacional e outros itens importantes para comparação com outras cidades.

O seminário discutirá ainda dados de outras pesquisas sobre a temática desenvolvidas pelos dois grupos de estudos, além de contar com apresentações de pesquisadores convidados sobre questões relativas a políticas e dados ambientais ligados à saúde urbana.

Programação

14h

Abertura
Alex Antonio Florindo (Each-USP) e Ligia Vizeu Barrozo (IEA)

14h10

Apresentação da Segunda Série Lancet Global Health e do Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis
Billie Giles-Corti (Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, Austrália) e Deborah Salvo (Universidade Washington em Saint Louis, EUA)

14h30

Artigos Científicos sobre Políticas e sobre Geoprocessamento e Divulgação do Score Card da Cidade de São Paulo e Proposta de Ampliação para Cidades Brasileiras
Alex Antonio Florindo (Each-USP) e Ligia Vizeu Barrozo (IEA)

15h

Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo
Sylvia GrimmMarcelo Antunes Failla (ambos da área de Geoprocessamento e Informações Socioambientais da Coordenação de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo)

15h20

Plano de Mobilidade Urbana da Cidade de São Paulo
Luiz Fernando Romano Devico (Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo)

15h40

Intervalo

16h

Base de Dados Geosampa

Silvio C. L. Ribeiro (GeoInfo da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo)

16h20

Índice de Caminhabilidade, Espaços Públicos Abertos e Relações com Variáveis de Saúde na Cidade de São Paulo: Resultados de Projetos de Pesquisas
Ligia Vizeu Barrozo (IEA) e Alex Antonio Florindo (Each-USP)

16h50

Vida Urbana e Saúde: Opinião
Paulo Saldiva (IEA e FM-USP)

17h10

Agradecimentos
Ligia Vizeu Barrozo (IEA) e Alex Antonio Florindo (Each-USP)


Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis
24 de junho, 14h
Seminário online público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
Mais informações: com  Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Página do evento

Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis