Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário marca inclusão de dados sobre São Paulo no Observatório de Cidades Sustentáveis e Saudáveis

por Mauro Bellesa - publicado 20/06/2022 13:15 - última modificação 25/08/2023 12:29

Seminário online "Lançamento dos Dados da Cidade de São Paulo no Observatório de Cidades Sustentáveis e Saudáveis" realiza-se no dia 24 de junho, às 14h.

Pedestres na Marginal em São PauloSão Paulo foi uma das cidades analisadas na série de artigos “Desenho Urbano, Transporte e Saúde”, publicada pela revista The Lancet Global Health em 10 de maio. A iniciativa teve por objetivo verificar como as políticas e ações de desenho urbano e transporte nas cidades podem impactar na prevenção de doenças crônicas, da obesidade e do aumento da prática de caminhada.

No dia 24 de junho, a partir das 14h, seminário online promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP apresentará os artigos da série no Brasil e lançará os dados referentes a São Paulo (comparados aos de outras cidades) incluídos no Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis [veja a programação]. A transmissão ao vivo pela internet será em www.iea.usp.br/aovivo (não requer inscrição).

O observatório foi criado no lançamento internacional da série em maio e é coordenado pelo Centro de Pesquisa em Prevenção da Universidade Washington em Saint Louis, EUA.

Os responsáveis pela produção dos artigos e pelo levantamento de dados sobre São Paulo são o Grupo de Estudos de Espaço Urbano e Saúde do IEA-USP e o Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP.

A série da The Lancet Global Health envolveu pesquisadores de diferentes partes do mundo, incluindo países de baixa, média e alta renda. No caso de São Paulo, foram analisados, como políticas públicas, o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o Estatuto do Pedestre. Além disso, foram disponibilizados os dados ambientais da base oficial da cidade para a elaboração de índices como o de caminhabilidade, acesso aos transportes coletivos, áreas verdes, densidade populacional e outros itens importantes para comparação com outras cidades.

O seminário discutirá ainda dados de outras pesquisas sobre a temática desenvolvidas pelos dois grupos de estudos, além de contar com apresentações de pesquisadores convidados sobre questões relativas a políticas e dados ambientais ligados à saúde urbana.

14h

Alex Antonio Florindo (Each-USP) e Ligia Vizeu Barrozo (IEA)

14h10

Apresentação da Segunda Série Lancet Global Health e do Observatório de Cidades Saudáveis e Sustentáveis