Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Colóquio discutirá colaboração interdisciplinar entre a filosofia e probabilidade

Colóquio discutirá colaboração interdisciplinar entre a filosofia e probabilidade

por Nelson Niero Neto - publicado 05/07/2019 15:20 - última modificação 26/09/2019 12:23

Evento terá conferências e apresentações de trabalhos entre os dias 8 e 10 de outubro

O IEA e o Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizam, de 8 a 10 de outubro, o Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada, evento que discutirá a necessidade de uma maior colaboração entre estas disciplinas no Brasil [confira a programação].

Com o objetivo de contribuir para a formação de um grupo de trabalho interdisciplinar em filosofia e probabilidade, o colóquio contará com apresentações de trabalhos e conferências. A submissão de trabalhos acontece até o dia 15 de setembro. A participação é gratuita, tanto para a apresentação de trabalhos quanto para acompanhar as conferências. O público que desejar apenas acompanhar as conferências poderá se inscrever aqui.

Segundo os organizadores — professores e doutorandos da USP, PUC-RS, Unicamp, Unesp e UFSCar —, o debate filosófico contemporâneo tem cada vez mais utilizado e discutido conceitos relacionados à teoria da probabilidade, principalmente em áreas como a epistemologia e filosofia da ciência.

Internacionalmente, já existe uma colaboração interdisciplinar madura entre filósofos que se amparam nesses conceitos e pesquisadores como matemáticos, físicos, estatísticos e cientistas da computação, afirmam. Nesse sentido, julgam que para o Brasil evoluir na área o caminho é reunir e fomentar pesquisas, além de instrumentalizar e preparar discentes interessados em iniciar pesquisas.

As atividades nos três dias de colóquio serão divididas em dois períodos. Pela manhã, no Departamento de Filosofia, ocorrerão as apresentações de trabalhos. À tarde, acontecerão conferências de especialistas e professores no Auditório do IEA. Graduandos e pós-graduandos em filosofia, física, matemática, estatística, ciência da computação e áreas afins, público-alvo do evento, podem submeter trabalhos [v. os critérios na página do evento].


Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada
8 a 10 de outubro
Departamento de Filosofia da FFLCH-USP (Avenida Prof. Luciano Gualberto, 315) e Auditório do IEA (Rua da Praça do Relógio, 109, térreo), ambos na Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito - requer inscrição prévia online (para acompanhar ao vivo pela internet não é preciso se inscrever)
Mais informações: com Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Página do evento

registrado em: , , ,