Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Colóquio discute o “fabricar” no contexto tecnológico contemporâneo

Colóquio discute o “fabricar” no contexto tecnológico contemporâneo

por Thais Cardoso - publicado 06/10/2015 15:35 - última modificação 07/10/2015 11:28

Evento marca início das atividades do eixo Fabricação no IEA Polo São Carlos e terá como parte da programação a abertura da exposição Homo Faber

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP promove nos dias 14 e 15 de outubro, a partir das 18h30, no auditório Jorge Caron, o Colóquio Fabricação.

O evento, organizado pelo professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos, David Sperling, marca o início das atividades do eixo Fabricação no IEA Polo São Carlos, que reunirá investigações dirigidas a pensar potencialidades e desafios que se abrem ao “fabricar” no contexto tecnológico contemporâneo, permeado por processos cada vez mais mediados e controlados numericamente. Trata-se de um eixo nacional de discussão que vem se formando e que abordará as mais diversas áreas do conhecimento, como arquitetura, engenharias, computação, física e química.

Em dois dias, o colóquio trará docentes e pesquisadores de diversas instituições, como USP, Unicamp, Embrapa e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. A abertura terá a presença do diretor do IEA, Martin Grossmann, e do coordenador do IEA Polo São Carlos, Renato Anelli.

A programação completa está disponível neste site. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas por telefone (16) 3373 9177 ou por e-mail ieasc@sc.usp.br.

Exposição

Como parte do colóquio, será inaugurada no dia 14 de outubro, a partir das 17h, no Centro Cultural da USP São Carlos, a exposição Homo Faber – Digital Fabrication in Latin America. São Carlos será a primeira cidade a receber a versão itinerante da mostra, que foi realizada pela primeira vez em julho, em São Paulo, durante o XVI Congresso CAAD Futures, e agora rodará a América do Sul.

A exposição apresenta de forma inédita um mapeamento da fabricação digital dirigida ao campo da arquitetura no contexto da América Latina, contando com um panorama do que 25 laboratórios de universidades, grupos de pesquisa, estúdios de arquitetura e ações independentes vêm investigando e produzindo na área. Articulados sob a compreensão de que fabricar é informar a matéria, os trabalhos sinalizam amplitude de interesses e meios, assim como abertura à experimentação nos processos e resultados.

Sob a curadoria do professor do IAU-USP, David Sperling, e do professor da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Pablo Herrera, a exposição segue no Centro Cultural até o dia 13 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h30.

Colóquio Fabricação
Dias 14 e 15 de outubro, das 18h30 às 21h30
Auditório Jorge Caron, Campus 1 da USP São Carlos – Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos (SP)
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia pelo e-mail ieasc@sc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373 9177