Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Vai até o dia 15/09 a submissão de trabalhos para colóquio sobre a teoria da probabilidade

Vai até o dia 15/09 a submissão de trabalhos para colóquio sobre a teoria da probabilidade

por Fernanda Rezende - publicado 20/08/2019 12:20 - última modificação 03/09/2019 14:40

Vai até 6 de setembro a submissão de trabalhos para o Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada.

Vai até 15 de setembro a submissão de trabalhos para o Colóquio Interdisciplinar sobre Teoria da Probabilidade: Filosofia, Física e Matemática na Encruzilhada, organizado pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA, a Fapesp e o Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

De 8 a 10 de outubro, o evento terá apresentações de pesquisas e conferências, e discutirá a necessidade de uma maior colaboração entre essas disciplinas no Brasil, com o objetivo de contribuir para a formação de um grupo de trabalho interdisciplinar em filosofia e probabilidade.

Segundo os organizadores, o emprego e a discussão de conceitos relacionados à probabilidade têm ocupado, gradativamente, uma posição proeminente no debate filosófico contemporâneo. Tornou-se dificultoso compreender, em especial, contribuições de áreas como epistemologia e filosofia da ciência sem conhecer, minimamente, definições e resultados da teoria de probabilidade, explicam.

“A partir desse cenário, emergiu internacionalmente uma colaboração interdisciplinar entre filósofos que nela se amparam e os demais pesquisadores que a investigam, tais como matemáticos, físicos, estatísticos e cientistas da computação.”

Submissão de comunicações

Os proponentes de trabalhos podem enviá-los por meio do formulário online. As propostas serão avaliadas com critérios como clareza expositiva, rigor argumentativo e pertinência temática à discussão interdisciplinar sobre teoria da probabilidade.

Os resumos devem conter de 400 a 500 palavras e serão encaminhados a um membro da Comissão Científica para elaboração de parecer quanto ao mérito do trabalho. O resultado da análise será divulgado e comunicado aos autores até o dia 27 de setembro.

As comunicações serão agrupadas em sessões com cinco comunicações, com tempo de 20 minutos de exposição e 20 minutos de discussão ao final.