Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Comitê finaliza seleção dos jovens cientistas que participarão da Intercontinental Academia

por Flávia Dourado - publicado 04/03/2015 11:15 - última modificação 21/11/2018 13:49

Entre os pesquisadores selecionados, há representantes de três continentes e nove países: Alemanha, Reino Unido e Finlândia (Europa); Índia, Japão, China e Taiwan (Ásia), e Estados Unidos e Brasil (América).

Logo da Intercontinental AcademiaO Comitê Sênior de coordenação da Intercontinental Academia (ICA) concluiu a última etapa do processo de seleção dos 13 pesquisadores que participarão do projeto piloto da iniciativa. O resultado foi a composição de um grupo plural, que contempla a diversidade geográfica e o diálogo entre Oriente e Ocidente almejado pelos idealizadores da primeira edição da ICA. Entre os cientistas, há representantes de três continentes e sete países: Alemanha, Reino Unido e Finlândia — Europa; Japão e China — Ásia; e Estados Unidos e Brasil — Américas. (Veja os perfis de cada pesquisador abaixo)

A seleção teve início na reunião do Comitê Sênior realizada em setembro de 2014 no Instituto de Estudos Avançados de Freiburg (Frias, na sigla em inglês), Alemanha, quando foram escolhidos os primeiros nomes. A fim de garantir a participação de jovens pesquisadores de diversos países, culturas e tradições acadêmicas, a decisão sobre os outros cientistas foi adiada para que houvesse tempo de novos candidatos, provenientes de outras regiões do mundo, se inscreverem.

O Comitê Sênior deu continuidade ao processo seletivo no  3º Encontro de Diretores dos University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias) — rede que reúne 34 institutos de estudos avançados baseados em universidades de todo o mundo, à qual a ICA está vinculada. Durante o evento, realizado em novembro de 2014 em Taipei, Taiwan, chegou-se a um acordo sobre a indicação de quatro novos candidatos, todos provenientes da Ásia. O processo foi finalizado em fevereiro de 2015, quando os dois últimos pesquisadores foram escolhidos.

ACADEMIA INTERCONTINENTAL

Sintetizada no conceito 2+2+2, a ICA consiste num projeto de cooperação acadêmica internacional, que visa a reunir dois institutos dos Ubias de dois continentes diferentes para desenvolver, ao longo de dois workshops interdisciplinares, uma pesquisa conjunta centrada num tópico temático transversal.

Sob a responsabilidade do IEA e do Instituto de Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, Japão, o projeto-piloto da ICA terá como tema "Tempo". O primeiro workshop acontece de 17 a 30 de abril, em São Paulo, e o segundo, a ser realizado em Nagoya, está previsto para janeiro/fevereiro de 2016.

PARTICIPANTES DA ICA

Fotos: Arquivos pessoais