Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Especialistas discutem recursos e tendências na prevenção de incêndio em patrimônio cultural

Especialistas discutem recursos e tendências na prevenção de incêndio em patrimônio cultural

por Mauro Bellesa - publicado 25/06/2019 10:25 - última modificação 01/07/2019 13:29

O seminário "Boas Práticas, Tendências e Tecnologia Contra Incêndios para o Patrimônio Cultural", com exposições do especialista americano Christopher Marrion e da arquiteta Renata Motta, será no dia 1º de julho, às 15h.

Incêndio do Museu Nacional
Especialistas discutem boas práticas, tendências e tecnologia na prevenção de incêndios como o que acometeu o Museu Nacional em 2 de setembro de 2018
Como parte de uma série de eventos sobre conservação e restauro, realiza-se no IEA, em 1º de julho, às 15h , o seminário Boas Práticas, Tendências e Tecnologia Contra Incêndios para o Patrimônio Cultural, com exposições do especialista americano Christopher Marrion e da arquiteta Renata Motta.

Em sua participação, Marrion aprofundará a discussão sobre a temática do encontro, dando sequência à sua apresentação no seminário internacional Patrimônio em Chamas: Quem é o Próximo? – Gestão de Risco de Incêndio Para o Patrimônio Cultural (que aconteceu no Rio de Janeiro, de 26 a 28 de junho).

Mestre em engenharia de incêndio e especialista em gerenciamento de risco, ele é diretor e fundador da Marrion Fire & Risk Consulting, membro do New York Landmarks Preservation Conservancy e presidente do Desgign Basis Fires Committee da Society of Fire Protection Engineers (SFPE).

Motta dedica-se à área de museus e gestão cultural. Atualmente assessora a Reitoria da USP nas questões referentes aos museus da Universidade e suas coleções. Ela integra o Conselho Consultivo da seção brasileira do Conselho Internacional de Museus (Icom Brasil).

O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado em parceria com o Icom Brasil e o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo.


Boas Práticas, Tendências e Tecnologia contra Incêndios para o Patrimônio Cultural
1º de julho, 15h
Sala Alfredo Bosi, IEA, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e sem necessidade de inscrição - Para assistir ao vivo pela internet também não é preciso se inscrever
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento

Foto: Empresa Brasileira de Comunicação