Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Criador do E-farsas fala sobre como identificar fake news

Criador do E-farsas fala sobre como identificar fake news

por Mauro Bellesa - publicado 25/09/2019 10:55 - última modificação 25/09/2019 11:25

Fake newsO criador do E-farsas, primeiro site dedicado à checagem de fatos em atividade no Brasil, Gilmar Lopes será o expositor do encontro O Que São Fake News?, no dia 11 de outubro, às 14h, quinto do ciclo O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar?, organizado pelo IEA e o Instituto Questão de Ciência (IQC).

O evento é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia online. Para acompanhar a transmissão  ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.

Com a experiência acumulada de 17 anos em identificar e desmentir as notícias falsas que circulam na web. Lopes falará sobre as características das fake news e as ferramentas disponíveis na própria internet para identificá-las. Ele também apresentará exemplos de boatos eletrônicos e discutirá as consequências do compartilhamento de fake news.

O diretor de Comunicação do IQC, Carlos Orsi será o mediador do encontro. Para ele, as pessoas encontram dificuldade real em analisar cada uma das inúmeras informações recebidas via redes sociais:  "Seja por falta de tempo, ignorância ou por má-fé, muita gente acaba optando por apenas repassar determinadas notícias antes de verificar o que é verdade e o que é mentira".

O Que São Fake News?
11 de outubro, 14h
IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público (com inscrição prévia online) - Para assistir à
transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento