Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência aborda as mudanças na relação do homem com a natureza

Conferência aborda as mudanças na relação do homem com a natureza

por Flávia Dourado - publicado 22/08/2014 17:55 - última modificação 29/09/2015 22:09

Trata-se do terceiro encontro do ciclo "Em Busca do Sentido Perdido: Diálogos Interdisciplinares sobre Ciência e Transcendência", coordenado por Bernard Sorj, professor visitante do IEA.
Ricardo Abramovay - Perfil
Ricardo Abramovay

As ameaças à vida social ocasionadas pelo avanço do homem sobre as fronteiras ecossistêmicas

Relacionado

Vídeo / Fotos

nos últimos dois séculos contribuem para o surgimento de movimentos empenhados em reaproximar ética e economia, sociedade e natureza. A ideia será o ponto de partida da exposição de Ricardo Abramovay, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, na conferência O Ser Humano e a Natureza. Realizado pelo IEA, o evento acontece no dia 3 de setembro, às 15 horas, na Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Para discutir essa reaproximação, Abramovay abordará as transformações suscitadas por novas formas de cooperação social, de caráter descentralizado, e por conquistas científicas e tecnologias inovadoras, que, de acordo com ele, "já começam a revolucionar a maneira como matéria, energia e recursos bióticos são usados nas sociedades contemporâneas".

A exposição se concentrará em duas questões-chave: 1) A consciência ambiental questiona a visão tradicional da ciência como controle da natureza? 2) A consciência dos problemas ambientais pode produzir um novo sentido de vida coletiva?

Esta será a terceira conferência do ciclo Em Busca do Sentido Perdido: Diálogos Interdisciplinares sobre Ciência e Transcendência, coordenado por Bernardo Sorj, professor visitante do IEA. Os debatedores serão Dalia Maimon, professora do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e John Wilkinson, professor do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A moderação ficará a cargo de Sorj.

EXPOSITOR

Ricardo Abramovay é professor titular do IRI e do Departamento de Economia da FEA, onde coordena o Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da USP. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de sociologia econômica, economia ecológica e desenvolvimento sustentável, com foco no estudo do comportamento dos atores sociais frente aos desafios socioambientais contemporâneos e aos processos de transição para uma economia de baixo carbono. É autor dos livros "Muito Além da Economia Verde" (Ed. Planeta Sustentável, 2012) e "Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade Mais Próspera" (Ed. Planeta Sustentável, 2013).

A conferência é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela internet. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail sedini@usp.br. O IRI-USP fica na Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Travessas 4 e 5, Cidade Universitária, São Paulo, SP (mapa).

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP