Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência aborda estrutura organizacional interdisciplinar nas universidades

Conferência aborda estrutura organizacional interdisciplinar nas universidades

por Flávia Dourado - publicado 07/07/2015 14:55 - última modificação 01/02/2016 11:45

A exposição será do sociólogo Peter Weingart, professor da Universidade de Bielefeld, Alemanha; o evento acontece no dia 28 de julho, às 15h30, na Sala de Eventos do IEA.
Peter Weingart - Perfil
O sociólogo alemão
Peter Weingart

Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades é o tema da conferência que o sociólogo Peter Weingart, professor da Universidade de Bielefeld, Alemanha, fará no dia 28 de julho, às 15h30, na Sala de Eventos do IEA. A exposição será em inglês, com tradução simultânea, transmitida ao vivo pela web.

Weingart falará sobre os desafios ao desenvolvimento de campos interdisciplinares nas universidades. Ele se concentrará em dois grandes obstáculos epistemológicos relacionados à natureza das disciplinas: formas profundamente institucionalizadas de produção do conhecimento; e estruturas organizacionais rígidas, fechadas em departamentos e faculdades.

Segundo o sociólogo, a interdisciplinaridade é encarada por acadêmicos e formuladores de políticas públicas como uma resposta à superespecialização da ciência. No entanto, muito pouco vem sendo feito em termos de alterações na organização das universidades ou na conduta real de pesquisadores e professores.

"Mas agora há sinais de que isso pode mudar", afirma, destacando que universidades deram início a iniciativas pioneiras de transformação da estrutura organizacional universitária, a fim de "facilitar e incentivar a troca intelectual e a cooperação através das fronteiras disciplinares".

Na exposição, Weingart irá discutir os alcances e limites dessas iniciativas. Para isso, apresentará casos de instituições universitárias empenhadas em modificar suas estruturas organizacionais como forma de otimizar a resposta aos novos problemas que se colocam à ciência e à sociedade.

Entre as questões a serem debatidas, estão: As tentativas de estabelecimento de novos campos interdisciplinares para além de departamentos e disciplinas serão bem sucedidas? O movimento em direção a estruturas organizacionais interdisciplinares nas universidades levará à substituição das disciplinas como forma dominante de produção de conhecimento?

Conferencista

Peter Weingart é professor emérito de sociologia, sociologia da ciência e política da ciência da Universidade de Bielefeld, Alemanha, onde também foi diretor do Centro de Pesquisa Interdisciplinar (ZiF, na sigla em alemão) e do Instituto para Pesquisa em Ciência e Tecnologia. Desenvolve estudos sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia; as relações entre ciência, mídia e política; bibliometria, avaliação da pesquisa e criação de indicadores; dinâmica da produção de conhecimento; discurso político, científico e midiático acerca do aquecimento global; e sociedade do conhecimento.

Foto: Arquivo pessoal

Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades
28 de julho, às 15h30
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)