Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência abordará atuação de Dr. Arnaldo no combate às epidemias de varíola

Conferência abordará atuação de Dr. Arnaldo no combate às epidemias de varíola

por Vinícius Sayão - publicado 07/08/2017 13:50 - última modificação 10/08/2017 14:27

Arnaldo Vieira de Carvalho, primeiro diretor do Instituto Vacinogênico de São Paulo, foi figura importante na produção da vacina antivariólica em São Paulo no início do século XX

Arnaldo Vieira de Carvalho
Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho

Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, primeiro diretor do Instituto Vacinogênico de São Paulo, em 1893, e sua participação na produção de vacina antivariólica em São Paulo no início do século XX serão temas de evento no IEA no próximo dia 16 de agosto, às 14h30. Focando na atuação de Carvalho em um momento em que as autoridades brasileiras de saúde lutavam contra as epidemias de varíola, a conferência terá exposição de Maria Amélia Dantes, doutora em História Social pela USP.

Com transmissão ao vivo pela internet, o evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina e terá moderação de Gildo Magalhães, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo.

Dr. Arnaldo foi o primeiro diretor da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, mas, antes disso, foi diretor do Instituto Vacinogênico de São Paulo desde sua criação em 1893 até 1912, quando saiu para assumir a direção da nova faculdade. Responsável pela montagem de um laboratório que, na época, era considerado modelo, Carvalho deu importante suporte às campanhas de vacinação nas várias regiões do estado de São Paulo.

Arnaldo Vieira de Carvalho e a Produção de Vacina Antivariólica em São Paulo
16 de agosto, às 14h30
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet