Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência avalia o papel da Rússia na mudança do cenário geopolítico global

Conferência avalia o papel da Rússia na mudança do cenário geopolítico global

por Victor Matioli - publicado 08/05/2018 14:20 - última modificação 21/05/2018 10:12

A fim de debater o progresso da nação russa e seu impacto nas estruturas mundiais de poder, o Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina realizará a conferência O Fator Científico-Tecnológico na Presente Mudança de Época Global: o Caso da Rússia no dia 28 de maio, às 9h.
Kremlin

Os avanços bélicos anunciados pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, em discurso no dia 1° de março, estão sendo encarados por setores da mídia internacional como indicadores para uma nova Guerra Fria, ao mesmo tempo que se questiona a existência de todos os armamentos apresentados. Segundo Putin, dentre outros equipamentos, há um míssil que pode, em teoria, atingir qualquer ponto da Terra. Mas, para o jornalista mexicano Lorenzo Carrasco, estes e outros avanços tecnológicos protagonizados pela Rússia caracterizam um balanceamento no eixo geopolítico global, que agora flui do bloco anglo-americano para o eurasiático.

A fim de debater o progresso da nação russa e seu impacto nas estruturas mundiais de poder, Carrasco fará a conferência O Fator Científico-Tecnológico na Presente Mudança de Época Global: o Caso da Rússia, no dia 28 de maio, às 9h. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina, gratuito e terá transmissão ao vivo pela web. Para acompanhar presencialmente é necessário fazer inscrição prévia.

Carrasco é editor do Boletim Solidariedade Ibero-Americana. O moderador do encontro será Gildo Magalhães dos Santos, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo que organiza a conferência.

A ascensão do eixo geopolítico eurasiático representa, para Carrasco, “uma perspectiva singular para a construção de um novo ordenamento mundial, que permita trocar as hegemonias e confrontações militarizadas do ‘governo mundial’ anglo-americano pela cooperação internacional para o pleno desenvolvimento dos potenciais criativos da humanidade”. Um dos maiores sintomas deste avanço, segundo eles, é a recente onda russa de inovação científica e militar, cujos resultados foram apresentados por Putin no dia 1º de março.
Foto: Pixabay

O Fator Científico-Tecnológico na Presente Mudança de Época Global: o Caso da Rússia
28 de maio, 9h
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Cláudia R. Pereira (clauregi@usp.br); telefone (11) 3091-1686