Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência aborda experiência artística transcultural entre brasileiros, ianomâmis e alemães

por Flávia Dourado - publicado 22/04/2015 15:30 - última modificação 29/07/2015 16:16

Na primeira conferência temática da Intercontinental Academia, Laymert Garcia dos Santos falou sobre a concepção da ópera multimídia "Amazônia — Teatro Música em Três Partes".

Laymert Garcia dos Santos - ICAO processo de criação artística da ópera multimídia "Amazônia — Teatro Música em Três Partes" foi apresentando por Laymert Garcia dos Santos na conferência Mito e Tecnociência na Amazônia Transcultural, realizada na segunda-feira, dia 20, como parte da programação da Intercontinental Academia (ICA).

Resultado de um esforço de cooperação internacional e transcultural envolvendo pesquisadores brasileiros, artistas alemães e índios ianomâmis da aldeia Watoriki, na fronteira com a Venezuela, a ópera trata do futuro da floresta amazônica a partir da perspectiva ocidental, de matriz tecnocientífica, e da xamânica, de matriz mitológica.

Segundo Santos, que é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o objetivo do experimento artístico foi reunir duas visões distintas sobre o futuro da floresta amazônica — uma baseada no pensamento mágico e outra no pensamento racional  — e encontrar um denominador comum em torno do qual produzir a obra. A obra foi produzida de 2006 a 2010 a partir de uma parceria entre o Instituto Goethe, a Bienal de Munique, o Centro de Arte e Mídia ZKM Karlsruhe e a Associação Ianomâmi Hutukara, e apresentada na Bienal de Teatro Música de Munique, Alemanha, e no Sesc Pompeia, São Paulo, em 2010, e no Festival "Out of Control" de Viena, Áustria, em 2013.

Para chegar a essa síntese entre a cosmologia xamânica e a tecnocientífica, estabeleceu-se um diálogo transcultural entre os indígenas e o "homem branco", baseado numa relação simétrica e de respeito mútuo. "Era preciso que as duas visões dialogassem e preservassem suas essências, sem se submeterem uma à outra. A ideia foi integrar, e não apagar as diferenças entre elas", explicou.

O conferencista comparou o processo de criação da ópera ao formato da ICA. De acordo com ele, ambas iniciativas consistem em reunir atores de culturas diversas e integrar suas cosmologias, perspectivas e visões de mundo em prol de um objetivo comum. "Trata-se não de superar os mal-entendidos, mas de transformá-los em mal-entendidos produtivos", disse, parafraseando o antropólogo francês Bruce Albert.

Relacionado

INTERCONTINENTAL ACADEMIA