Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência debate importância das indicações geográficas

Conferência debate importância das indicações geográficas

por Thais Cardoso - publicado 10/02/2021 20:06 - última modificação 10/02/2021 20:06

Evento é promovido pelo IEA-RP e pelo Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da FEA-RP

Indicações geográficas identificam produtos ou serviços como originários de uma determinada região ou país. Consideradas parte da propriedade intelectual, essas identificações também têm sido objeto de debates mercadológicos e estudos acadêmicos. Para discutir a importância delas no desenvolvimento territorial, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP promovem no dia 22 de fevereiro, a partir das 18h, a conferência “Indicações Geográficas como Política de Desenvolvimento Territorial”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. O evento terá transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube. Os participantes inscritos receberão certificados posteriormente.

Participam como debatedores a integrante do Conselho Regulador da Indicação Geográfica da Farinha de Bragança (PA) Natascha Penna, a docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Augusta Pelinski Raiher e a docente da UEPG e pós-doutoranda da FEA-RP/USP Mirna de Lima Medeiros.

Elas vão abordar, entre outros temas, a importância de indicações geográficas e o papel do poder público, o propensity score matching como método de avaliação de políticas públicas e o desenvolvimento territorial nas indicações geográficas. A mediação é do docente da FEA-RP/USP e coordenador do GPublic João Luiz Passador.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre os debatedores

Natascha Penna é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Planejamento do Desenvolvimento no Trópico Úmido da UFPA e tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo em Áreas Naturais, atuando principalmente em temas como turismo, política públicas, planejamento, desenvolvimento e gestão municipal. Desde de agosto de 2020, é servidora na Secretaria de Turismo do Estado do Pará. Integra também o Conselho Regulador da Indicação Geográfica da Farinha de Bragança.

Augusta Pelinski Raiher é doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia, do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e do curso de Economia na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É ainda pesquisadora da Fundação Araucaria, do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) e do NDR-Unioeste.

Mirna de Lima Medeiros é pós-doutoranda em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP. Professora adjunta no curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA/UEPG). É ainda líder do Centro de Estudos em Gestão Estratégica de Marketing em Turismo (MarkTur/UEPG) e pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) da FEA-RP/USP.

João Luiz Passador é livre-docente em Administração pela FEA-RP/USP. Professor titular do Departamento de Administração e atualmente Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da FEA-RP. Atua como coordenador do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) da FEA-RP/USP.

Indicações Geográficas como Política de Desenvolvimento Territorial
22 de fevereiro, 18h