Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência discute condição histórico-cultural da percepção

Conferência discute condição histórico-cultural da percepção

por Thais Cardoso - publicado 21/11/2023 16:32 - última modificação 21/11/2023 16:32

Evento é exclusivamente presencial e será realizado no anfiteatro André Jacquemin, da FFCLRP

O anfiteatro André Jacquemin, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, recebe no dia 30 de novembro, a partir das 14h30, a conferência “A condição histórico-cultural da percepção e o mundo contemporâneo”. A organização é do professor do Departamento de Psicologia Reinaldo Furlan, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. O evento é exclusivamente presencial. O palestrante será o professor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Unesp Danilo Saretta Verissimo. Ele vai abordar as condições da vida perceptiva na contemporaneidade, com fundamentos e perspectivas a partir da fenomenologia.

Segundo o professor, serão apresentados fundamentos do estudo fenomenológico da percepção conduzido de forma atenta à questão do pertencimento histórico do sujeito. Com base nisso, serão examinados quatro aspectos da historicidade da percepção: a sua plasticidade, a percepção como expressão, o vidente enquanto visível e a relação da percepção com técnicas e modos de figurar e representar o mundo. Este último aspecto será enfatizado em prol de discussões acerca do regime escópico contemporâneo, amparado na multiplicação de telas.

Danilo Saretta Verissimo é livre-docente em História e Filosofia da Psicologia. Tem doutorado em regime de co-tutela em psicologia pela USP e em filosofia pela Université Jean Moulin - Lyon III. Tem mestrado e graduação em psicologia pela USP. É professor associado da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Unesp e foi pesquisador visitante junto ao Collegium de Lyon, da Université de Lyon.

Mais informações: reinaldof@ffclrp.usp.br.