Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência discute criminologia e sua importância atual

Conferência discute criminologia e sua importância atual

por Thais Cardoso - publicado 15/06/2022 13:23 - última modificação 15/06/2022 13:23

Evento integra o ciclo de conferências sobre o tema promovido pela Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa e pelo IEA-RP

A Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa (AICLP) e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, por meio de seu Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública, promovem no dia 5 de julho, a partir das 14h (horário de Brasília), o terceiro evento de seu Ciclo de Conferências, intitulado “Que partitura executamos nós no coro trágico da Criminologia?”.

O evento será exclusivamente on-line e terá transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado mediante preenchimento de formulário que será disponibilizado no chat das plataformas durante a transmissão.

Nele, o fundador da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Cândido da Agra, vai abordar o desenvolvimento dessa ciência e sua importância nos dias de hoje.

Segundo ele, a partir da segunda metade do século XIX, a Criminologia é apresentada por propósitos positivistas como a Antropologia Criminal ou ciência do crime. Porém, ao longo dos anos, a crítica vai atribuindo a ela o título de “rainha sem reino” e, em 1976, durante o Congresso da Sociedade Internacional de Criminologia de Lisboa, chega-se inclusive a anunciar sua morte. Porém, a leitura da objetividade histórica do tempo presente mostra exatamente o contrário: os diversos centros de investigação, cursos e sociedades científicas sobre o tema que estão surgindo atualmente, além das variadas funções dos criminólogos, mostram que a Criminologia está mais viva do que nunca.

Cândido da Agra é professor Catedrático Emérito da Universidade do Porto, fundador da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e membro fundador da Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa (AICLP).

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://sites.usp.br/iearp/criminologia-experimental-e-seguranca-publica.

Que partitura executamos nós no coro trágico da Criminologia?
5 de julho, 14h
Canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook