Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência discute identificações individuais e sociais

Conferência discute identificações individuais e sociais

por Thais Cardoso - publicado 16/04/2019 11:15 - última modificação 23/04/2019 15:49

Evento promovido pelo IEA-RP trará professor de filosofia da Unicamp para debater o tema

O Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP recebe no dia 24 de abril, a partir das 15h, a conferência Por que nos identificamos?.

Sob uma perspectiva filosófica, o docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp Daniel Omar Perez vai abordar uma crítica à noção de identidade individual do sujeito desde elementos da filosofia moderna e da psicanálise freudiano-lacaniana.

A partir dessa crítica, ele vai discutir a emergência de novas identificações individuais e sociais, bem como o estabelecimento da realidade e da ação política. A identidade pessoal, as relações amorosas e os projetos políticos serão os fenômenos acolhidos desde a lógica da identificação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

Daniel Omar Perez é professor de filosofia na Unicamp e atua em pesquisas sobre o sujeito e a linguagem a partir de Kant. Atualmente, desenvolve um projeto sobre a constituição do sujeito a partir das relações de identificação. O trabalho de pesquisa se concentra na questão de como nos constituímos a nós mesmos, tanto individual quanto coletivamente, como sujeitos. Tem pós-doutorado pela Bonn Universität e pela Michigan State University, além de mestrado e doutorado em filosofia pela Unicamp.

O evento é organizado pelo docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Reinaldo Furlan e uma realização do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, com o apoio da Fapesp e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

Por que nos identificamos?
24 de abril, 15h
Espaço de Eventos do IEA-RP