Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência explica existência de matéria e energia escuras

Conferência explica existência de matéria e energia escuras

por Thais Cardoso - publicado 11/08/2017 13:02 - última modificação 11/08/2017 13:02

No evento, promovido pelo IEA-RP, docente do IAG Laerte Sodré Junior aborda também o modelo cosmológico em vigor atualmente

O atual modelo cosmológico define que o universo é formado, em sua maior parte, por energia escura e matéria escura. Porém, esses dois assuntos ainda representam um mistério para os cientistas que se dedicam a estudar a formação do universo. Para mostrar os avanços nessa área, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP realiza no dia 30 de agosto, a partir das 15h, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP a conferência O Lado Escuro do Universo: Matéria Escura e Energia Escura.

No evento, o docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP Laerte Sodré Junior vai apresentar algumas das principais evidências que justificam o atual modelo cosmológico e iniciativas que buscam explicar o lado escuro do universo, ao qual estão associadas a matéria escura e a energia escura.

Nos anos 30 do século passado, surgiu a primeira evidência de que existe mais massa no universo do que se atribui a estrelas, gás e poeira nas galáxias e outras estruturas em grandes escalas. Esta matéria em excesso seria muito mais abundante que a matéria ordinária e não interagiria com a luz, razão pela qual é conhecida como matéria escura.

Já no final da década de 90, duas equipes de cientistas analisaram observações de supernovas distantes e concluíram que a expansão do universo estava, contrariamente às expectativas, se acelerando. Essa aceleração poderia ser produzida tanto por uma componente de "antigravidade" nas equações que descrevem a gravitação quanto por uma substância hipotética conhecida como energia escura.

Laerte Sodré Junior é graduado em Física, tem mestrado e doutorado em Astronomia e realizou pós-doutorado no Royal Greenwich Observatory em Cambridge, Inglaterra. Trabalha na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragaláctica, atuando principalmente no estudo de aglomerados de galáxias, cosmologia observacional, classificação de galáxias, lentes gravitacionais e no planejamento de grandes levantamentos no céu. É também coordenador geral do projeto Telescópios na Escola, que permite a estudantes e professores de ensino fundamental e médio das escolas do País desenvolver pequenos projetos científicos usando uma rede de telescópios que podem ser controlados em tempo real via internet. Atualmente, está envolvido em dois grandes projetos internacionais de levantamentos de galáxias: o Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (JPAS), na Espanha, e o Prime Focus Spectrograph (PFS), no telescópio Subaru, no Japão.

A conferência conta com o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Mais informações: jhenrique@usp.br ou (16) 3315 0368.

O Lado Escuro do Universo: Matéria Escura e Energia Escura
30 de agosto, 15h