Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência internacional aborda mediação penal em Portugal

Conferência internacional aborda mediação penal em Portugal

por Thais Cardoso - publicado 30/05/2023 15:10 - última modificação 30/05/2023 15:10

Evento integra ciclo promovido pelo Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa promovem no dia 6 de junho, a partir das 13h30, mais um evento de seu ciclo de conferências. O tema desta vez será “Mediação Penal em Portugal: De um passado de insucesso a uma possibilidade de futuro?”.

O evento é exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do instituto no Facebook. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem o formulário disponibilizado durante o evento nos chats das ferramentas.

A palestrante será a professora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e da Universidade Lusíada – Norte, Margarida Santos. Ela vai discutir o percurso da mediação penal em Portugal, que foi implantada em 2007 como uma solução para a resolução de conflitos, mas que desde 2015 deixou de ser aplicada. A professora também abordará os resultados do projeto internacional “Étude internationale et interdisciplinaire de l’effectivité des médiations pénales: place et évolution dans les systèmes pénaux", identificando as razões do insucesso da mediação penal no país e condições necessárias para um eventual recomeço.

Margarida Santos é  professora auxiliar convidada da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e da Universidade Lusíada – Norte (Porto). É também investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Criminologia - Crime, Justiça e Segurança (CJS) e no Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA).

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o Grupo de Pesquisa

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública.