Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência analisa ações contra a seca na Austrália

Conferência analisa ações contra a seca na Austrália

por Flávia Dourado - publicado 10/03/2015 17:15 - última modificação 03/08/2018 17:09

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA, o evento acontece no dia 7 de abril, às 14 horas.

Rawnsley Park Station Sudoeste AustraliaDe 2001 a 2009, o Sudoeste da Austrália passou pela pior seca de sua história. Conhecido como Millennium Drought, o período de estiagem prolongada afetou profundamente a produção de alimentos, o suprimento de água, os meios de subsistência da população e o ecossistema local.

Para discutir as principais políticas públicas e medidas adotadas pelas autoridades estaduais e municipais da região durante o período, o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA realiza no dia 7 de abril, às 14 horas, na Sala de Eventos do Instituto, a conferência Adaptação às Mudanças Climáticas em Cidades: Ações Contra a Seca na Austrália.

O evento integra a série de atividades acadêmicas que o IEA vem desenvolvendo sobre o tema. Em fevereiro, o Instituto criou um grupo de trabalho para refletir sobre as causas e possíveis soluções para a crise hídrica que atinge o Sudeste do Brasil e se manifesta de forma mais grave no Estado de São Paulo. Publicou, ainda, o Especial Água, que reúne parte do material sobre uso, gestão e preservação dos recursos hídricos produzido pelo IEA desde os anos 90.

Organizada em parceria com o "Projeto Fapesp Clima, Ambiente Urbano e Qualidade de Vida", a conferência conta com o apoio do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública (Liesp) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

A expositora será a bióloga Silvia Serrao-Neumann, professora visitante da Griffith University e pesquisadora do Cooperative Research Centre (CRC) for Water Sensitive Cities, ambos na Austrália. As debatedoras serão Gabriela Marques Di Giulio e Maria da Penha Vasconcellos, professoras da FSP e pesquisadoras do Liesp. A coordenação geral está a cargo de Wagner Costa Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e membro do grupo de pesquisa.

Relacionado

TEMA

Em sua exposição, Serrado-Neumann falará não só sobre medidas contra a seca adotadas no passado, mas também sobre os esforços atuais para mitigar os efeitos de futuros eventos climáticos extremos no Sudoeste australiano. A região sofre com a alternância de longas temporadas de enchentes e estiagem por estar na zona de influência do El Niño e da La Niña — fenômenos meteorológicos marcados, respectivamente, pelo aquecimento e resfriamento acima da média das águas do Oceano Pacífico, o que altera substancialmente o regime de chuvas nos trópicos e nas latitudes médias.

A conferencista também apresentará os estudos que vêm sendo desenvolvidos no âmbito do CRC for Water Sensitive Cities — centro interdisciplinar e interinstitucional de pesquisa que reúne parceiros nacionais e internacionais, entre os quais universidades, agências governamentais e empresas, interessados em pensar soluções sócio-técnicas inteligentes para melhorar a gestão dos recursos hídricos em áreas urbanas da Austrália.

Os estudos realizados no CRC concentram-se nas regiões metropolitanas de três centros urbanos australianos — Brisbane (no Sudoeste), Melbourne e Perth — e dedicam-se sobretudo a tornar as cidades mais sensíveis à questão da água com base em quatro parâmetros: produtividade, resiliência, sustentabilidade e habitabilidade.

EXPOSITORA

Silvia Serrao-Neumann é graduada em ciências biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também obteve o título de mestre e doutora em educação. Atualmente, é pesquisadora do CRC for Water Sensitive Cities e do Programa de Pesquisa Urbana da Griffith University, instituição na qual cursou um segundo mestrado em planejamento urbano e ambiental e fez o estágio de pós-doutoramento. Seus estudos focam na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em mudanças climáticas, sustentabilidade, cidades sensíveis à água, planejamento ambiental e gestão de recursos naturais. Há mais de 20 anos, Serrao-Neumann dedica-se a temas relacionados à educação ambiental, à pesquisa participativa/ação e ao planejamento social colaborativo ligado a perigos naturais.

Adaptação às Mudanças Climáticas em Cidades: Ações Contra a Seca na Austrália
7 de abril, às 14 horas
Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web