Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência on-line discute criminalidade juvenil em Maceió

Conferência on-line discute criminalidade juvenil em Maceió

por Thais Cardoso - publicado 31/10/2023 16:39 - última modificação 31/10/2023 16:39

Evento promovido por grupo do IEA-RP em parceria com a AICLP apresenta pesquisa sobre dinâmica desse fenômeno realizada por professor brasileiro da University of the West of Scotland

O Grupo de Pesquisa Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP, em parceria com a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa promove no dia 6 de novembro, a partir das 14h, a conferência on-line “Jovens, Espaço Urbano e Criminalidade: uma abordagem qualitativa da violência nas ruas de Maceió”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A transmissão será pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes que preencherem o formulário de avaliação que será enviado no chat das plataformas durante a transmissão.

O palestrante será o professor de Criminologia da University of the West of Scotland Cléssio Moura de Souza. Ele vai abordar as dinâmicas da criminalidade juvenil na cidade de Maceió através de dados qualitativos, como entrevistas e fotos. Segundo Cléssio, a análise da criminalidade no espaço urbano é um dos focos clássicos da criminologia.

Cléssio Moura de Souza é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Ciências do Direito pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg e doutor em Direito/Criminologia pela International Max Planck Research School on Retaliation, Mediation and Punishment (REMEP) em parceria com a Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. Foi professor em instituições como a Universidade Friedrich-Alexander em Erlangen/Nürnberg, na Alemanha, a Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, na Espanha, e a Universidade Lusíada-Norte no Porto, em Portugal, e na USP Ribeirão Preto.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o grupo

A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do IEA-RP propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona (what works) nas estratégias de segurança pública. Com base nas evidências científicas obtidas pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. Saiba mais em https://rp.iea.usp.br/pesquisa/grupos-de-pesquisa/criminologia-experimental-e-seguranca-publica/.