Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferência remonta história do mais antigo dispositivo com engrenagens do mundo

por Victor Matioli - publicado 09/04/2018 17:10 - última modificação 12/04/2018 15:49

Os resultados de mais de um século de estudos sobre o mecanismo de Anticítera serão expostos na conferência "Mecanismo de Anticítera: a Enigmática Máquina do Universo", que acontece no dia 2 de maio, às 11h30, no IEA.

Máquina de Anticítera
Parte do mecanismo original, encontrado em 1901 no mar Mediterrâneo.

O mecanismo de Anticítera, como ficou conhecido, foi construído na Grécia durante o período helenístico — ou seja, há mais de 2.200 anos — para analisar eventos celestes. O dispositivo misterioso, forjado em bronze e com mais de 30 engrenagens que funcionavam simultaneamente, despertou a curiosidade de pesquisadores que se dedicaram a decifrá-lo. Os resultados de mais de um século de estudos sobre o dispositivo serão expostos na conferência Mecanismo de Anticítera: a Enigmática Máquina do Universo, que acontece no dia 2 de maio, às 11h30, no IEA. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia. O evento também será transmitido ao vivo gratuitamente pela internet, sem necessidade de inscrição.

A conferencista será Beatriz Bandeira, professora de História da Ciência da Universidad Nacional de Tres de Febrero - UNTREF/Buenos Aires, com mediação a cargo do professor Gildo Magalhães dos Santos Filho, do Departamento de história da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Magalhães também é coordenador do Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina, que organiza o evento.

Além de remontar a história do artefato, analisar suas estruturas e discutir suas funções, o encontro pretende traçar um paralelo entre o mecanismo de Anticítera e outros dispositivos astronômicos mais recentes. Beatriz abordará a evolução do entendimento das funções do mecanismo de acordo com os pesquisadores que se debruçaram sobre o objeto. Um artigo publicado em 1959 por Derek J. De Solla Price na revista Scientific American, por exemplo, definia o mecanismo como “um computador astronômico antigo, cujos ponteiros e inscrições faziam referências ao zodíaco, corpos celestes e aos meses do ano”.

Além do mecanismo de Anticítera (que está exposto no Museu Arqueológico Nacional de Atenas), serão apresentados o Calendário Bizantino do séc. VI d.C (exposto no Museu de Ciências de Londres) e o Calendário Astrolábio Persa de Muhammad B. Abi-Bakr of Isfahan do ano 1221 d.C (exposto no Museu de História da Ciência de Oxford).

Mecanismo de Anticítera: a Enigmática Máquina do Universo
2 de maio, 11h30
Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet