Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conferências reúnem comunidade da USP Ribeirão Preto para discussão sobre saúde mental

por Thais Cardoso - publicado 30/08/2022 14:35 - última modificação 13/10/2022 12:24

Eventos serão realizados nos dias 24 de setembro, 4 e 5 de novembro, no auditório e em salas da FEA-RP

Estabelecer uma estratégia de cuidados de saúde mental adequada também passa pelo exercício da cidadania e da democracia. Por isso, o campus Ribeirão Preto da USP quer ouvir toda a sua comunidade para conhecer as demandas e assim pensar em formas ativas de colaboração sobre o tema. Para isso, serão realizadas nos dias 24 de setembro e 4 e 5 de novembro as Conferências de Bem-Estar e Saúde Mental do Campus Ribeirão Preto da USP.

Os eventos serão realizados no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP e em salas próximas, de acordo com a temática de cada grupo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. As vagas são limitadas. A participação é exclusiva aos integrantes da comunidade USP Ribeirão Preto. Haverá envio de certificado aos participantes.

No dia 24, será promovida uma conferência preparatória das 9h às 17h, com o tema “Estruturas no Campus e Práticas Político-Pedagógicas: Há Acolhimento da Diversidade?”. O evento terá uma palestra sobre o tema e, em seguida, quem participar poderá escolher um grupo temático para contribuir. Entre os temas que serão discutidos estão estruturas de apoio socioeconômico, estruturas de apoio à saúde mental, racismo estrutural, diversidade sexual e assédio. Ao final, as propostas aprovadas serão apresentadas em uma plenária.

Nos dias 4 e 5 de novembro, a programação inclui a palestra “Bem-estar e Saúde Mental na Vida Universitária: Uma Utopia Possível?” na noite da sexta-feira (a partir das 19h), e, no sábado, a partir das 8h, o trabalho nos grupos temáticos com base nas propostas discutidas na conferência preparatória, com a possibilidade de apresentação de novas ideias. No final do dia, uma plenária vai discutir e aprovar as propostas que serão encaminhadas em um documento aos órgãos centrais do campus e da Universidade.

As conferências são uma iniciativa conjunta do Conselho Gestor do Campus Ribeirão Preto da USP, da Prefeitura do Campus e da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, com apoio de todas as unidades da USP Ribeirão Preto.

Mais informações: iearp@usp.br

Grupo de trabalho

Para realizar um diagnóstico da situação vivenciada no campus Ribeirão Preto da USP, o Conselho Gestor criou o Grupo de Trabalho de Saúde Mental. A partir das discussões desse grupo, foi proposta a realização das Conferências de Bem-Estar e Saúde Mental, aprovada pelo Conselho Gestor. O objetivo dos eventos é promover uma escuta qualificada de todas as categorias da comunidade USP Ribeirão Preto, de forma a possibilitar um melhor conhecimento das demandas e necessidades da comunidade do campus, o que possibilita a adoção de políticas que sejam realmente adequadas e resolutivas.

Atualização: Consulta Pública

A organização das Conferências abriu consulta pública para avaliação das propostas sugeridas durante a Conferência Preparatória, realizada no dia 24 de setembro. O formulário está disponível neste link.

As contribuições serão levadas para discussão na conferência dos dias 4 e 5 de novembro. Os resultados finais serão enviados às instâncias responsáveis e também acompanhados pelo Conselho Gestor do Campus durante um ano após o evento.

Conferências de Bem-Estar e Saúde Mental do Campus Ribeirão Preto da USP
24 de setembro, das 8h às 17h