Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Nas trilhas das formigas cortadeiras

Nas trilhas das formigas cortadeiras

por Mauro Bellesa - publicado 03/05/2010 00:00 - última modificação 08/04/2013 17:15

Vicent Fourcassié apresentará resultados indicativos de que os congestionamentos podem gerar um aumento na eficiência global do forrageamento.
cortadeiras.jpg

As formigas cortadeiras do gênero Atta organizam sua atividade de forrageamento (coleta e transporte de alimentos) ao longo de trilhas bem definidas, concentradas sobre uma faixa estreita de terreno. Isso favorece o intercâmbio de informações entre as formigas.

Entretanto, podem ocorrer congestionamentos quando as pistas das trilhas estão muito frequentadas. Nessas situações, era de se esperar que os benefícios ligados as trocas de informações entre as formigas fossem reduzidos pela diminuição do fluxo por causa da redução da velocidade das formigas que entram em colisões frontais.

Mas parece que não é isso que ocorre. Na conferência Forragear em Meio à Multidão na Formiga Cortadeira Atta colombica, no dia 17 de maio, segunda-feira, às 15h, no Instituto de Biociências (IB) da USP, o biólogo Vicent Fourcassié, do Centro de Pesquisas sobre a Cognição Animal da Universidade Paul Sabatier, de Toulouse, França, apresentará resultados de vários experimentos indicativos de que os fenômenos de congestionamento, ao contrário do que se poderia esperar, podem gerar um aumento na eficiência global do forrageamento.

Fourcassie
O biólogo Vicent Fourcassié

"O estudo detalhado das interações entre formigas mostra que se pode explicar esse aumento por um fenômeno de facilitação social, com as formigas saindo do ninho sendo estimuladas para cortar pedaços de folhas por meio do contato com as formigas carregadas de folhas retornando ao ninho". Além disso, explica o biólogo, esses contatos parecem ser favorecidos pela organização temporal do tráfego entre os fluxos opostos das operárias. Na conferência, ele também discutirá as implicações desse resultado para a organização coletiva do forrageamento nas formigas cortadeiras.

Fourcassié será apresentado por Carlos Arturo Navas Iannini, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências (IB) da USP. Pedro Leite Ribeiro, do mesmo departamento, coordenará o evento. A conferência é gratuita, aberta a todos os interessados e não requer inscrição.

O Auditório 1 do IB-USP fica no Edifício Félix Kurt Rawitscher, Rua do Matão, 277, Cidade Universitária, São Paulo.

Fotos (a partir do alto): Bandwagonman; Arquivo de Vicent Fourcassié