Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Congresso discute como tecnologia vai melhorar a vida de idosos

Congresso discute como tecnologia vai melhorar a vida de idosos

por Thais Cardoso - publicado 21/09/2017 12:35 - última modificação 21/09/2017 12:35

Evento promovido pela FMRP e pelo IEA-RP traz especialistas de diversas universidades para debater gerontecnologia

O envelhecimento da população brasileira é um processo que preocupa cada vez mais os especialistas. Para discutir soluções para problemas que afetam a qualidade de vida e a gestão de recursos relevantes a pessoas idosas, e enfatizar os benefícios da tecnologia para um envelhecimento bem sucedido, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP realizam entre os dias 16 e 18 de novembro, no Espaço de Eventos da FMRP, o II Congresso de Gerontecnologia.

Dados do IBGE mostram que até 2050, o Brasil terá 66,5 milhões de idosos, ou seja, 29,5% dos habitantes do país terão acima de 60 anos. Este cenário torna fundamental a busca de soluções para as demandas que virão deste processo, abrindo assim campos para a pesquisa, serviços, criação e aplicação de produtos e para o desenvolvimento de políticas que apoiem quem alcança uma idade avançada.

O evento promoverá conferências e palestras sobre os desafios e oportunidades para a gerontecnologia no Brasil, a pesquisa em nível de pós-graduação nessa temática e o desenvolvimento de produtos e equipamentos envolvendo robótica e uso de tecnologias digitais, de informação e de comunicação, entre outros temas. A programação inclui ainda diversos minicursos, rodas de conversa e apresentação cultural.

Entre os palestrantes estão docentes e pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, Universidade de Passo Fundo, Universidad de Guanajuato Leon (México), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, University of Oxford (Reino Unido), West London University (Reino Unido),  Technische Universiteit Eindhoven (Holanda), Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Private University of Applied Sciences (Alemanha), Universidade Federal de São Carlos, Heriot Watt University (Escócia), Universidade Federal do Paraná e dos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos da USP.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cbgerontec.com.br. Mais informações: congressogerontec@gmail.com.


II Congresso de Gerontecnologia
16 a 18 de novembro
Espaço de Eventos da FMRP-USP
Inscrições pelo site www.cbgerontec.com.br
Informações: congressogerontec@gmail.com
Página do evento