Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Conselho Deliberativo divulga selecionados para sabático no IEA

Conselho Deliberativo divulga selecionados para sabático no IEA

por Sylvia Miguel - publicado 04/12/2015 17:00 - última modificação 19/08/2016 17:18

Candidatos iniciam projetos de pesquisa em 2016.

O Programa Ano Sabático do IEA, instituído pela Resolução nº 7.069, de 19 de junho de 2015, já tem os seis professores selecionados para desenvolver projetos de pesquisa individual no IEA. Com início a partir de 2016, as pesquisas terão duração de um ano.

Os candidatos foram escolhidos pelo Conselho Deliberativo (CD) do IEA, após consulta à Comissão de Pesquisa do Instituto. Os integrantes do programa contarão com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, que destinará uma verba específica de auxílio para cada projeto aprovado.

Os contemplados e seus projetos de pesquisa são:

Astolfo Gomes de Mello Araujo (MAE), com "Ontologia e Epistemologia de uma (Inter)Disciplina: A Arqueologia como Paradigma de Interdisciplinaridade e suas Implicações Teóricas e Práticas";

Dária Gorete Jaremtchuk (EACH e ECA), com "Exílio Artístico: Trânsito de Artistas Brasileiros para Nova York Durante as Décadas de 1960 e 1970";

Flavio Ulhoa Coelho (IME), com o projeto "História do Pensamento Algébrico e seus Desdobramentos Didáticos";

Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA), com "Dinâmicas Culturais Contemporâneas: Imbricações entre Singularidades, Coletivos, Tecnologias e Instituições Culturais na Perspectiva do Comum";

Maria de los Angeles Gasalla (IO), com "Futuro das Sociedades Dependentes do Mar: Mudanças Climáticas, Desigualdades, e Cooperação em Sistemas Sócio-Ecológicos Complexos";

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza (FFCLRP), com "Invenção de uma Ópera: A Máquina de Pascal em Pernaguá".

O programa

A iniciativa inédita na USP e para o meio universitário brasileiro é uma antiga aspiração do Instituto. O Programa Ano Sabático do IEA permite a criação de um ambiente adequado à reflexão, na medida em que libera os docentes de seus encargos didáticos e administrativos para que possam participar integralmente das pesquisas propostas.

O próximo processo seletivo deverá ocorrer no segundo semestre de 2016. A disputa das seis vagas é destinada a candidatos com sete anos de efetivo exercício nas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). Cada candidato deve apresentar um projeto de pesquisa com o plano de trabalho para o período sabático desejado que, segundo as regras do programa, pode ser de seis ou 12 meses.

Os professores no exercício de período sabático no IEA terão como atribuições: realizar ao menos uma conferência pública por semestre de participação no programa e produzir um paper inédito e original ou outro produto (livro ou obra de arte, por exemplo). No caso da produção de um paper, este será publicado na revista "Estudos Avançados" e/ou no site do IEA.